Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Curso de Restaurante e Bar vai qualificar a mão de obra do Litoral
conteúdo

Notícias

Curso de Restaurante e Bar vai qualificar a mão de obra do Litoral

por Bartolomeu Honorato publicado: 07/11/2022 13h35, última modificação: 07/11/2022 13h46
Exibir carrossel de imagens Bartolomeu Honorato Gestão dos alimentos e bebidas são algumas atividades no curso

Gestão dos alimentos e bebidas são algumas atividades no curso

A coordenadora do Curso em Serviços de Restaurante e Bar, Artemísia Soares, explica o que é o curso e estrutura que ele vai disponibilizar  aos alunos. Ela também cita que a abertura dessa formação visa atender as demandas do mercado de trabalho de turismo, hospitalidade e lazer, em cidades turísticas do Norte de Alagoas.

Podemos dizer que o Curso Técnico Integrado ao ensino médio em Serviços de Restaurante e Bar é o primeiro desse tipo no Norte de Alagoas?

Artemísia Soares - Na região, é o primeiro e único do eixo tecnológico “turismo, hospitalidade e lazer”, nessa modalidade, como apontaram as pesquisas realizadas para o Estudo de Viabilidade do curso.

Conforme informações desse estudo, “apesar da região norte de Alagoas ter sua economia fundada no setor de serviços ligado ao turismo e na agricultura, não se encontrou, na pesquisa que originou este Estudo de Viabilidade, num raio de 100 km, nenhum curso técnico integrado, ou mesmo subsequente, na área de serviços de restaurante e bar, seja no formato EAD ou presencial, em nenhuma instituição pública, fato que corrobora o caráter inovador desta empreitada”. Em se tratando de instituições particulares, as informações se mantêm, seja para o formato EAD ou presencial, apenas foram encontrados registros de um curso profissionalizante, no Senac Pernambuco, unidade Recife (135km).

Quais motivos levaram o Ifal a abrir o curso em Serviços de Restaurante e Bar?

Artemísia Soares - Em primeiro lugar, a cidade de Maragogi tem uma economia baseada nos rendimentos advindos dos setores de serviços, incluídos aí os meios de hospedagem e os bares e restaurantes, e da administração pública. Em segundo, no último estudo de competitividade dos 65 destinos indutores, realizado pelo Ministério do Turismo, em associação com a Fundação Getúlio Vargas e o SEBRAE, os índices analisados demonstraram o quanto Maragogi, em termos de serviços e equipamentos turísticos, está abaixo de outras cidades avaliadas. (MTUR/FGV/SEBRAE, 2015), havendo urgente necessidade de qualificação e de prestação de melhores serviços.

A relevância socioeconômica do turismo para a cidade e toda a Costa dos Corais justifica a demanda por cursos no eixo tecnológico do turismo, hospitalidade e lazer, como o que aqui se apresenta, a fim de que se possa contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, qualificação dos trabalhadores e, consequentemente, possibilidades de melhoria na qualidade de vida de todos.

Como é o corpo docente dessa nova formação?

Artemísia Soares - O Campus conta com corpo docente efetivo em todos os componentes da formação geral para ministrar aulas nos dois cursos em funcionamento no diurno, assim como para atuar no Curso Técnico Integrado em Serviços de Restaurante e Bar. Na área de formação profissional, a instituição possui seis (6) docentes com formação em turismo e/ou hotelaria, os quais suprem as demandas dos dois cursos do mesmo eixo tecnológico (diurno e noturno).

Defina o que é curso em Serviços de Restaurante e Bar.

Artemísia Soares -Trata-se de um curso que permitirá ao egresso a ampliação dos conhecimentos de sua formação básica, podendo dar continuidade na verticalização dos estudos acadêmicos e, do ponto de vista profissional, espera-se um curso que permitirá avançar nos conhecimentos técnicos desejados, podendo atuar com competência e autonomia no mundo do trabalho.

Dessa forma, projeta-se que o egresso apresente um perfil que lhe possibilite: Integrar os conhecimentos da formação geral e profissional, agindo com ética e cidadania na sociedade, no mundo do trabalho e na busca pessoal por uma contínua e necessária construção de saberes; utilizar os princípios de relacionamento humano, cidadania e linguagem adequados à convivência humana e ao mundo do trabalho; agir com competência, criatividade, liderança, consciência socioambiental,proatividade e flexibilidade; supervisionar o serviço de alimentos e bebidas no salão, no bar e em eventos; coordenar o atendimento ao cliente no estabelecimento e em eventos; coordenar equipes de serviço de salão e bar; aplicar controles operacionais em relação a vendas, equipamentos, utensílios e manutenção da infraestrutura; monitorar o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque;  colaborar com a elaboração e a revisão de cardápios;

Como está o mercado de trabalho no Litoral Norte de Alagoas para quem pretende fazer esse curso no Campus Maragogi?

Artemísia Soares - Segundo dados da prefeitura de Maragogi, em agosto de 2020, a cidade concentrava 126 estabelecimentos de hospedagem regulares e 105 estabelecimentos que oferecem serviços de alimentos e bebidas, tais como restaurantes, lanchonetes, cafés e conveniências.  Segundo o website Tripadvisor – entre restaurantes, cafés e lanchonetes – existem 154 estabelecimentos abertos atualmente nos municípios da região Norte, sendo  Japaratinga (28), Porto de Pedras (25), Passo de Camaragibe (6), Porto Calvo (33) e São Miguel dos Milagres (62), com destaque para o processo de expansão deste último (BRASIL/MTur, 2020).

Novo curso conta com cozinha e restaurante para aula prática

Qual estrutura física que a capacitação em Serviços de Restaurante e Bar oferecerá aos alunos?

Artemísia Soares - Para atender a demanda do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar, o Campus Maragogi possui ambientes  adequados. Neles se encontram salas administrativas e pedagógicas, doze salas de aula, uma sala de professores, um auditório para 160 lugares, uma sala modular que acomoda até 60 pessoas, uma biblioteca, um ginásio poliesportivo, uma cantina com área de alimentação, dois laboratórios de informática, cada um com 20 computadores conectados à internet, um laboratório de línguas, um laboratório de matemática e física, um laboratório de química e biologia e, por fim, dois laboratórios especiais dos Cursos Técnicos Integrados em Agroecologia e em Hospedagem, os quais funcionam nos turnos matutino e vespertino do Campus.

Recentemente, o Campus recebeu também os equipamentos eletrônicos e a infraestrutura da montagem do Espaço 4.0, um laboratório adaptado em container para oferecer capacitação tecnológica aos jovens do Litoral Norte. Ao final desse trabalho, o container ficará na instituição e poderá ser usado em atividades de todos os cursos, inclusive do EJA.

O Curso Técnico Integrado em Serviços de Restaurante e Bar utilizará os ambientes do laboratório de Hospedagem que correspondem à cozinha e ao Restaurante, os quais compõem os espaços exigidos pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para a realização de atividades de ensino-aprendizagem nas áreas de: alimentos e bebidas, bar, restaurante, cafeteria e eventos. O espaço do Restaurante já conta com um amplo salão montado como restaurante, contendo mesas, cadeiras, armários para os utensílios, carro de serviço de mesa etc. Conectado a esse salão, há o espaço de cozinha, com geladeira, fogão, freezer, liquidificador e outros utensílios básicos, tais como: talheres, pratos, xícaras, alguns tipos de taças e copos, já adquiridos para uso comum pelos dois Cursos.

Além da estrutura física, quais outras vantagens o aluno terá se entrar nele?

Artemísia Soares - Conforme o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos (2021) e Classificação Brasileira de Ocupações, o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar poderá ofertar certificações intermediárias. Com base nisso, após a conclusão com êxito de todos os componentes curriculares dos semestres/módulos 1, 2 e 3, o trabalhador/estudante poderá solicitar o certificado de “Garçom”.  Após a integralização de todos os componentes curriculares que compõem o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar, incluindo as atividades da Prática Profissional, será conferido ao egresso o Diploma de Técnico em Serviços de Restaurante e Bar.

Quem pode se inscrever no curso técnico em Serviços de Restaurante e Bar após início do processo seletivo?

Artemísia Soares -  O acesso ao Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Serviços de Restaurante e Bar, na modalidade EJA-EPT, será realizado por meio de processo seletivo aberto ao público, em edital específico, podendo participar candidatos com idade mínima de 18 (dezoito) anos (até o ato da matrícula), que tenham concluído a última etapa do ensino fundamental ou equivalente; assim como candidatos maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio.