Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maragogi > Notícias > Consulta pública para oferta de novos cursos continua aberta no Ifal

Consulta pública para oferta de novos cursos continua aberta no Ifal

Entre as capacitações, há formação de nível técnico, superior e especializações que vão funcionar no Campus Maragogi

por Bartolomeu Honorato publicado: 18/05/2020 08h25, última modificação: 18/05/2020 08h46
Horticultura será a primeira graduação do campus

O Instituto Federal de Alagoas continua com a consulta pública aberta para ouvir a população sobre as propostas de oferta de quatro cursos, no Campus Maragogi. Os interessados poderão responder ao formulário eletrônico  até 18 de junho e opinar sobre o assunto. Até agora, 192 pessoas responderam o questionário online.

Cursos de nível médio, superior e especializações estão na lista. São eles: Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Restaurante e Bar, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA); curso Superior de Tecnologia em Horticultura; especialização em Ciências da Natureza e Matemática e ainda especialização em Linguagem e Novas Tecnologias. Qualquer pessoa pode participar da consulta online.

Segundo a chefe do Departamento Acadêmico do campus, Edineia Alves, a oferta do Instituto atende os segmentos da educação, agricultura, comércio, serviços e turismo. “Muitos jovens e adultos tiveram de abandonar os estudos para trabalhar e a EJA é a oportunidade para essa parcela da população retornar aos estudos. Para esse público, teremos o curso em Bares e Restaurantes", afirmou. A implantação desse curso também vai suprir a demanda turística desse setor, no Norte de Alagoas.

A graduação em Horticultura foi pensada para o segmento de agricultura familiar e de pequenas propriedades agrícolas. Conforme Edineia Alves, a graduação vai preparar profissionais qualificados para suprir as necessidades da região, que possui grande quantidade de assentamentos. Em relação às especializações, ela acrescentou que vão assistir professores das redes estadual e municipal de ensino, que buscam qualificação no mercado de trabalho da educação.

Egresso do curso técnico de Agroecologia de 2016 do campus,  Matus da Silva Nascimento cursa o nono período de Agronomia na Universidade Federal de Alagoas, no município de Rio Largo. Para ele, a abertura desses quatro cursos trará ao jovem a vantagem de estudar perto de casa. “Eu, meus irmãos e vários amigos nos aventuramos a morar longe de Maragogi e da família. Ter a oportunidade de se graduar sem se deslocar todos os dias até a capital ou a algum local caro  seria maravilhoso”, disse o rapaz que já pensa em fazer especialização na área de horticultura.

Quando os cursos começarem a funcionar no Campus Maragogi, os alunos terão disponíveis salas de aulas, laboratórios, biblioteca, auditório, ginásio e outros ambientes oferecidos pelo Instituto aos seus alunos. A instituição também conta com servidores com especialização, mestrado e doutorado. A tendência, segundo Edineia Alves, é que outros cursos sejam implantados na unidade de ensino.