Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Semana de Ambientação e Acolhimento aos alunos abre atividades do retorno remoto no Ifal Maceió

Evento teve abertura com palestra sobre ensino remoto na pandemia
por Gabriela Rodrigues publicado: 01/10/2020 12h38, última modificação: 05/10/2020 20h51

O Ifal Maceió abriu nesta segunda-feira, 05/10, as atividades de retorno remoto das aulas em caráter emergencial, considerado a alternativa para não prejudicar o calendário acadêmico nem o aprendizado dos alunos em tempos de pandemia. O Campus Maceió realiza até a próxima quinta-feira, 09/10, a Semana de Ambientação e Acolhimento, com programação composta por eventos virtuais cujo foco é adaptar os alunos à nova realidade de ensino online, informa-los sobre o funcionamento das aulas e distribuir informes da Direção de Ensino, do Departamento de Assistência Estudantil, das coordenações (sobre o funcionamento dos cursos), da Direção de Apoio Acadêmico e da Equipe Pedagógica do campus.

Durante a abertura da Semana de Acolhimento nesta segunda-feira, o reitor do Ifal Carlos Guedes falou da responsabilidade do Instituto em formar cidadãos críticos para o mundo, mesmo em tempos de pandemia. "Este é um momento de cuidados, mas também de celebrar a vida e continuar com aquela que é a nossa missão, mesmo em meio a um  momento histórico tão desafiador. Nós podemos tudo, nós podemos mais", destacou o reitor, demonstrando otimismo com a oferta excepcional de ensino remoto, em caráter provisório, enquanto não houver a segurança necessária para o retorno presencial.

Para o diretor do Campus, Damião Augusto, o desafio de começar e recomeçar é intenso no maior campus do Ifal, e ficou mais evidente no ano de 2020. "Seguir com o ensino remoto não é uma alternativa simples, mas é a solução viável em tempos tão complexos. Não é fácil cuidar de uma instituição desse porte, mas nos é motivo de orgulho ver o trabalho, o envolvimento e a capacidade de planejamento em equipe que temos dentro do campus", enfatizou o diretor.

A pró-reitoria de Ensino Cledilma Costa destacou que o momento de pandemia traz prejuízos universais, mas é também motivo de adaptação e reinvenção, sobretudo dos espaços educativos. "As atividades administrativas já vinham funcionando online, a administração, o ensino, a pesquisa e a extensão. E agora as aulas seguem esta mesma tendência. Enquanto não temos a segurança de um retorno presencial, precisamos no reinventar", avaliou a professora.

Palestras sobre o ensino remoto como a melhor opção de ensino frente à pandemia foi o tema abordado nas palestras que marcaram a abertura da semana de acolhimento. O tema foi abordado pela psicóloga Ana Maria Leal Costa, durante a programação matutina do evento, e pelo professor Cassiano Henrique no turno da tarde. O foco das palestras foi a utilização da tecnologia como solução e oportunidade de reinventar as relações pessoais e profissionais durante a pandemia. "Este momento nos faz aprender com as dificuldades. Nos ensina resiliência e nos leva a perceber que problemas globais são resolvidos com soluções coletivas", destacou a psicóloga Ana Leal. "O mundo não parou, tratou de buscar as adaptações necessárias enquanto mantemos todos os cuidados, pois ainda não há condições seguras para as relações presenciais", frisou a palestrante.

O professor Cassiano Henrique também tratou da geração de oportunidades em meio à pandemia, que gerou um conjuntos de soluções criativas e despertou o habilidades pessoais e profissionais nas pessoas, impulsionando a "reinvenção" e novas soluções.

A programação da noite foi marcada por palestra do professor Lucas Paiva, palestrante do TEDx e e fundador do projeto Tiro na Lua Educação, que tratou do tema "Novo Normal: fake news ou realidade? Como se preparar para o que vem por aí", abordando orientações focadas em saúde, energia, produtividade e aprendizado, ainda que em condições adversas.

ACESSE AQUI A AULA DE ABERTURA DA SEMANA DE AMBIENTAÇÃO E ACOLHIMENTO

A programação do evento segue até a próxima quinta-feira.

Confira a programação completa aqui.

As atividades em caráter remoto seguem normas previstas pelResolução nº 50/2020, do Conselho Superior do Ifal, estabelecidas após realização de várias reuniões, negociações nos órgãos colegiados e implementação de grupos de trabalho para considerar todas as precauções a serem adotadas no retorno.

Confira os COMPONENTES CURRICULARES ofertados para os  CURSOS SUPERIORES

Confira os COMPONENTES CURRICULARES ofertados para os CURSOS TÉCNICOS

Para acompanhamento dos alunos durante o ensino remoto, foi composta uma comissão de docentes responsáveis por turma, com o o objetivo de estabelecer processos de comunicação e interação mais efetivos com os discentes e fornecer o apoio necessário  para o melhor aproveitamento da experiência de aprendizado remoto.

Confira aqui os integrantes da COMISSÃO DOCENTE RESPONSÁVEL POR TURMA - IFAL CAMPUS MACEIÓ