Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Professores do Ifal produzem protetores faciais para doação
conteúdo

Notícias

Professores do Ifal produzem protetores faciais para doação

por Gabriela Rodrigues publicado: 28/05/2020 20h16, última modificação: 28/05/2020 20h17

O Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes - GPRI, formado por professores dos cursos de Eletrônica e de Eletrotécnica do Ifal Campus Maceió, produziu máscaras de proteção facial, os "face shields", de PVC e acetato, utilizando materiais leves, de baixo custo, fácil manuseio e que não precisam da impressora 3D durante a confecção. Utilizando recursos próprios para a compra e materiais e fazendo de suas casas as “oficinas” para a produção dos protetores, o grupo já produziu 100 unidades, destinadas à doação em hospitais e unidades de emergência, como a Unidade de Emergência do Agreste, o Hospital Universitário e o PAM Salgadinho.

O grupo, formado pelos professores Alberto Jorge Santos, Jacksiel José de Abreu, Allisson Luiz Nascimento e Rômulo Afonso de Omena fizeram alguns ajustes no projeto inicial e  têm como objetivo produzir mais 400 unidades, contemplando profissionais de saúde em outros hospitais como o Hospital da Mulher, o Hospital Geral do Estado – HGE e atendentes do SAMU.

A confecção dos protetores de maneira artesanal é uma alternativa encontrada para contribuir com a fabricação desse EPI, sem precisar de um laboratório de prototipagem, projeto em andamento para o campus Maceió. A distribuição vai sendo organizada pelo próprio grupo, à medida que novos protetores foram produzidos.