Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Núcleo de Pesquisa do Ifal lança tecnologia inclusiva para educação a distância

Núcleo de Pesquisa do Ifal lança tecnologia inclusiva para educação a distância

Plataforma Alex foca em abordagens ativas de aprendizagem para ampliar participação de estudantes sem acesso à Internet
por Gabriela Rodrigues publicado: 14/01/2021 23h58, última modificação: 15/01/2021 12h23

O Núcleo de Experiências em Aprendizagem - Nexa, da Coordenação de Informática do Ifal Campus Maceió, desenvolveu uma solução educacional prática, inovadora e que prioriza  a inclusão para os tempos atuais: A plataforma Alex (Active Learning Experience), que visa promover a Educação Híbrida, de maneira inclusiva, contemplando diversas abordagens ativas de aprendizagem mediadas pela tecnologia. O foco do projeto tem sido criar uma plataforma que permita aos estudantes acesso constante ao material estruturado cuidadosamente por um professor, sem necessidade do acesso constante à Internet.

fd9e0d03-bdef-4d03-b40f-97277945e0b7.jpgPor meio da plataforma Alex, os estudantes poderão acessar todo o material didático disponibilizado pelo professor (vídeos, texto, artigos, tabelas, imagens, PDFs, etc) sem conectividade com a Internet. A própria ferramenta realiza armazenamento local de todo o material didático, de forma que o acesso a estes seja garantido mesmo na ausência de conectividade.

Conheça mais sobre o projeto Alex aqui

O idealizador do projeto, professor Breno Jacinto Duarte da Costa, da Coordenação de Informática do Ifal Maceió, explica que a plataforma Alex foi criada como um modelo educacional "antifrágil", ou seja, acessível a qualquer momento e em qualquer local, mesmo em locais onde não seja possível o acesso à Internet, evitando prejuízos a aprendizagem dos alunos. "É uma possível solução educacional que prioriza a inclusão para esses tempos em que estamos vivendo e fora dele", revela.

"A proposta é a de termos um ambiente educativo e extremamente interativo para dar suporte à aprendizagem por métodos, resolução de problemas, interatividade entre pares, tudo isso dentro de um único ambiente ativo. O processo educacional à distância é uma alternativa para os nossos tempos mas também é muito excludente, e ao criarmos uma plataforma ativa  mesmo na ausência de Internet, criamos também possibilidades para os estudantes participarem das atividades e aprenderem 'offline'", explica o professor.

PESQUISAS SOBRE APRENDIZAGEM

WhatsApp Image 2021-01-15 at 09.53.28.jpegO projeto é oriundo de pesquisas sobre aprendizagem ativa,  começou a ser desenhado em 2019 e tomou um formato mais preciso neste ano, dado o contexto da pandemia e a dificuldade de acesso dos alunos à Internet, aspecto verificado por pesquisas realizadas durante a primeira etapa de realização do Ensino Remoto Emergencial - ERE, no Ifal.

O projeto Alex "rompe" com o mecanismo de plataformas educacionais tradicionais, como Google Classroom e Moodle, de depender de um modelo de conexão entre computadores (cliente/servidor), e permite, já num primeiro acesso ao ambiente virtual, o download e armazenamento de informações que compõem o chamado plano de aprendizagem. As informações e aulas podem ser armazenadas num smartphone, pendrive ou HD externo, e aproveitadas pelos alunos, que seguirão um plano de aprendizagem.

"Os alunos podem seguir uma programação de estudos proposta pelo professor e acessar o material didático a qualquer momento, sem necessariamente ingressarem em um ambiente virtual online. A qualquer tempo ou local em que acessarem a Internet, as informações são automaticamente atualizadas. Mas o principal para o plano de aprendizagem, que são as aulas e atividades remotas, já estão disponíveis desde o primeiro acesso", destaca Breno Jacinto.

EDUCAÇÃO HÍBRIDA E INCLUSIVA

"O ambienta traz justamente a facilidade de acesso, a portabilidade. É possível baixar e sincronizar o plano de aprendizagem devido as estratégias de acesso ao ambiente virtual. E nos casos de eventuais acessos a um ponto de Internet, no campus, lan houses, bibliotecas ou na prefeitura das cidades, grupos  que não tem Internet em casa baixam, e dispõem do material didático, que permanece disponível sem necessidade de uma conexão posterior", destaca o criador da proposta. O pesquisador revela que, desta forma, é possível viabilizar a inclusão de um maior número de alunos com vulnerabilidade sem acesso. "Com a utilização da plataforma Alex o acesso a Internet se torna opcional, graças a um material didático 100% digital e que não precisa de acessos frequentes nem de materiais impressos . É uma proposta de educação híbrida, centrada no estudante e resistente a pandemias", conclui o idealizador.WhatsApp Image 2021-01-15 at 09.53.28 (1).jpeg

Professores interessados em aderir à plataforma Alex podem experimentar e se cadastrar. Acesse aqui!

Esclarecimento de dúvidas sobre o projeto, informações e sugestões, podem ser enviadas para os e-mails brenojac@gmail.com ou cinfo.campusmaceio@ifal.edu.br. "Toda contribuição será sempre bem vinda e espero que o projeto possa evoluir sempre para que possamos alcançar até a última milha - se a Internet não chega, nós levamos a Internet até o estudante. Para quem tem vontade, não há limite", conclui Breno Jacinto.