Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > IflautaSopros: Projeto de extensão se reinventa na pandemia

IflautaSopros: Projeto de extensão se reinventa na pandemia

por Gabriela Rodrigues publicado: 05/01/2021 17h07, última modificação: 05/01/2021 17h13
Exibir carrossel de imagens Ensaio com "iflautistas" antes da pandemia da Covid-19

Ensaio com "iflautistas" antes da pandemia da Covid-19

Criado em 2013 no Ifal Campus Maceió pelos professores Antonio Célio e Mário Lima, o grupo IflautaSopros, resultante das atividades do projeto de extensão de musicalização através de flauta doce, mantém suas atividades durante o período de pandemia, com encontros remotos entre os Iflautistas que produziram pequenos recitais via webconferência e que você pode conferir. As apresentações públicas (como nas fotos, em registros antes da pandemia da Covid-19) deram lugar a momentos de interação musical à distância, que fortaleceram a parceria entre os músicos do projeto.iflautas.jpg

A musicalização por flauta doce faz parte dos cursos ofertados pelo Núcleo de Cultura Mestre Manuca, do Campus Maceió, atualmente em atividades remotas, e que em breve abrirá novas inscrições para a comunidade.  O projeto visa proporcionar às comunidades interna e externa, os conhecimentos básicos da música, através da teoria musical, solfejo e da prática de conjunto, sendo utilizada a flauta doce como um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem. O referido projeto capacita os participantes a aprenderem outros instrumentos de sopro além da flauta doce.

bb04316b-922a-4214-bd21-800179d86806.jpgO IflautaSopros é formado pelos alunos da comunidade acadêmica do Ifal e comunidade externa, musicalizados no referido projeto. Em 2020, o grupo cresceu com participações externas da comunidade e manteve as atividades em meio ao isolamento. "O objetivo de vídeos produzidos pelo grupo foi o de acolher os Iflautistas no momento em que a incerteza e a insegurança, por conta da pandemia do Corona vírus, era latente. Orientando a todos com relação aos cuidados de higienização pessoal e dos seus instrumentos, realizamos este vídeo em nossas próprias casas, como forma de abraçar as pessoas com nossa música e ampliar o acesso a este trabalho, que antes vinha ganhando projeção nas apresentações públicas", explica o professor Mário Lima. Além das apresentações em eventos do Ifal Maceió, o grupo já se apresentou publicamente em outros campi do Instituto e no Maceió Shopping, na capital alagoana.

Para coroar as atividades, o Iflautas promoveu, no final de 2020, a confraternização online com o sorteio do "Iflautista secreto", uma versão musical e remota do amigo secreto em que os integrantes do grupo "presentearam" com músicas seu amigos secretos sorteados virtualmente. O Iflautas também produziu um vídeo natalino com a música Noite Feliz.

Assista aqui aos vídeos produzidos pelo Iflautas durante a pandemia