Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inaugura Laboratório de Práticas Artesanais

Ifal Maceió inaugura Laboratório de Práticas Artesanais

por Gabriela Rodrigues publicado: 05/05/2023 13h04, última modificação: 05/05/2023 13h29
Exibir carrossel de imagens Espaço reúne vivências práticas da curso de Artesanato na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Fotos: Bruno Andrade

Espaço reúne vivências práticas da curso de Artesanato na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Fotos: Bruno Andrade

Estudantes, servidores e gestores do Ifal Maceió e da Reitoria do Ifal estiverem no campus Maceió nesta sexta-feira (05/05) para a inauguração do Laboratório de Práticas Artesanais, novo espaço destinado à produção de peças do curso técnico de Artesanato/Proeja. Localizado no segundo andar do bloco principal do campus, o laboratório foi criado a partir da reorganização da sala de aula 2 - 05, que foi adaptada para servir de ateliê, oficina e espaço para aulas práticas e guarda de produções de alunos do curso.

Laboratório de Práticas Artesanais foi inaugurado nesta sexta no Ifal MaceióO diretor do Ifal Damião Augusto destacou a importância da Educação de Jovens e Adultos/EJA e da Educação Profissional e Tecnológica/EPT, que permite uma formação não apenas teórica, mas prática, técnica e humanizadora aos estudantes. "O curso de Artesanato/Proeja do campus Maceió é o único curso modular referência na rede federal de educação. Isso se deve à competência de nossos docentes, ao envolvimento de nossos estudantes e ao comprometimento de nossa equipe técnica, que move o Instituto a transformar a vida das pessoas. Educar é um ato de amor, e neste novo espaço em que a educação e a criatividade acontecem, vemos mais um avanço", celebrou Damião. O gestor do campus Maceió relatou desafios e progressos vivenciados ao longo de sua gestão, e agradeceu a equipe de servidores pelo engajamento e responsabilidade com o trabalho desempenhado no campus.

Reitor Carlos Guedes destacou a importância da parceria entre equipes do Campus e Reitoria do IfalNa ocasião, o reitor do Ifal Carlos Guedes falou sobre a importância do laboratório como um importante espaço para vivências práticas que motivam ainda mais os alunos a aprimorar o ofício de artesãos. Guedes também destacou o lançamento do espaço como mais um resultado da importante parceria entre reitoria e campus Maceió, o maior do Instituto. "Momentos como este, em que inauguramos espaços que qualificam a formação de nossos alunos, surgem  depois de muitas dificuldades e decisões sobre realocação de espaços, recursos e conciliação de interesses individuais e coletivos. É um desafio atrás do outro, mas diante de cada um deles, também está uma oportunidade de transformação na vida de nossos estudantes", enfatizou o reitor.

Experiências do Resgate

Laboratório de Práticas Artesanais foi inaugurado nesta sexta no Ifal MaceióLaboratório de Práticas Artesanais foi inaugurado nesta sexta no Ifal MaceióNa oportunidade da inauguração do Laboratório de práticas artesanais, foram expostas peças produzidas pelos alunos dos cursos de Artesanato, a partir de sucata e objetos descartados no Campus Maceió: pedaços de cadeiras, mesas e gavetas quebradas, restos de equipamentos, canos, fechaduras e outros materiais descartados foram transformados em utensílios domésticos e peças de decoração, a partir das "experiências do resgate", conduzidas pelas professoras Denise Lages e Juliana Aguiar.

As peças foram produzidas no Laboratório de Práticas Artesanais, local em que, também, já foram produzidos estandartes em referência a elementos da cultura popular do Nordeste. Orientados pelo professor Lula Costa, os alunos traduziram em estandartes suas impressões sobre elementos da cultura popular, a partir de um estudo da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.