Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Campus Maceió celebra aniversário de 113 anos e homenageia vítimas da covid-19

por Gabriela Rodrigues publicado: 23/09/2022 21h01, última modificação: 24/09/2022 02h51
Exibir carrossel de imagens Comunidade Acadêmica celebrou o aniversário do Ifal Maceió nesta sexta-feira (23)

A celebração de aniversário de 113 anos do Ifal Maceió foi marcada por arte; homenagens e momentos memoráveis. O evento foi aberto com queima de fogos e hasteamento das bandeiras do Ifal, de Alagoas e do Brasil, ao som do hino nacional executado pelo saxofonista e maestro Almir Medeiros.

Participantes do coro jovem plantaram girassois no jardim do campus

A solenidade foi seguida pela apresentação do Coro Jovem do Ifal, regida pelo professor André Luíz Bonfim, e emocionou não só pela música, mas pelo ato de semear girassóis no jardim do Campus, espaço agora ocupado pelo Memorial à Esperança e à Vida. O monumento, dedicado a servidores e alunos da comunidade acadêmica do Ifal vitimados/as pela covid-19, foi criado pelo professor e designer Eduardo Bastos.

Memorial à Esperança e à Vida, no campus Maceió

No ato de descerramento da placa do memorial, o designer falou sobre empatia, valor e respeito à vida, e teve sua fala reforçada pelo diretor geral do campus, Damião Augusto. Esta é uma pequena homenagem ao legado, ao que foi deixado por essas pessoas que prestaram serviços, estudaram, participaram, enfim, fizeram história nessa instituição, e tiveram suas vidas ceifadas em um momento tão drástico. Às famílias, o nosso respeito, sentimentos e a nossa mais sincera homenagem”, reforçou, entregando rosas brancas e cartões aos familiares dos falecidos.

Camerata Jovem apresentou-se de forma presencial após o isolamento causado pela pandemiaA cerimônia também contou com a apresentação de retorno da Camerata Jovem do Ifal, que apresentou no auditório Oscar Sátyro seu primeiro espetáculos após o isolamento imposto pela pandemia da covid-19. Salve a arte que nos salva! Depois de quase três anos afastados, a arte nos chama e nós também a chamamos. A música é uma possibilidade muito forte de expressão. Como todas as formas de arte. E finalmente após esse afastamento, temos a alegria do recomeçar, pois mesmo sem parar as atividades, sabendo que o impacto da arte apreciada de forma presencial nunca se compara ao que foi feito de modo remoto, sem o calor da plateia, declarou o professor e maestro Almir Medeiros.

Servidores aposentados também foram homenageadosA ocasião de aniversário do Ifal também contou com o momento de entrega de diplomas de honra ao mérito em homenagem aos servidores aposentados do Campus. Na solenidade, o reitor Carlos Guedes agradeceu aos servidores pela trajetória e serviços prestados ao Instituto, e falou da importância do aniversário do Ifal como um momento para celebrar as vitória do ensino público, gratuito e de qualidade. É mais de um século fazendo história na sociedade alagoana e no Brasil, formando não só profissionais mas cidadãos capazes de criar novas possibilidades por onde passarem. A educação transforma, e o Instituto Federal, ao longo de sua história, é uma prova disso, sobretudo pela qualidade e envolvimento dos profissionais que movimentam essa instituição centenária, enfatizou o reitor.

A solenidade foi finalizada com apresentação de recital de cunho sócio-político do Grupo de Teatro e Leitura Mandacaru e com a comunidade acadêmica festejando e cantando os parabéns.