Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal acolhe servidores com Programa de Iniciação ao Serviço Público
conteúdo

Notícias

Ifal acolhe servidores com Programa de Iniciação ao Serviço Público

por Gabriela Rodrigues publicado: 16/12/2021 12h58, última modificação: 16/12/2021 18h01

A Coordenação de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal promove nesta quinta e sexta-feira o Programa de Iniciação ao Serviço Público, um evento de orientação e acolhimento aos novos servidores públicos ingressantes no Ifal no ano de 2021. O evento acontece no Auditório Oscar Sátyro, no Campus Maceió, das 8h30 às 17h30.

O Programa foi aberto com apresentação musical do servidor Sérgio Correa, do campus Maceió, seguida de uma fala de acolhimento do reitor Carlos Guedes. Em sua apresentação, o gestor destacou o empenho da equipe de servidores do Ifal para conquistas fundamentais e que colocam a Instituição, atualmente com 16 unidades no Estado de Alagoas, como referência nacional em educação pública, gratuita e de qualidade. "Tenho muito orgulho dos servidores da nossa Instituição e do quanto são comprometidos com as transformações sociais e de vida que o nosso Instituto possibilita. A história e a expansão do Ufal nos mostram o quanto o corpo de profissionais que move esta Instituição está comprometido com o objetivo de assegurar aos estudantes as condições de acesso, permanência e conclusão com êxito de sua jornada no Ifal", destacou o reitor.

Em sua apresentação, o reitor destacou experiências exitosas de estudantes que, apesar das dificuldades enfrentadas durante sua permanência no Ifal, perseveraram e obtiveram conquistas profissionais, inclusive em tempos de ensino remoto, período no qual muitos estudantes atravessaram novos desafios diante da nova realidade imposta pelo uso de dispositivos tecnológicos. "Muitas dessas experiências e histórias demonstram que estamos vivenciando avanços em nossa Instituição. Vivemos num país desigual, preconceituoso, num Estado muito pobre e em uma capital marcada por muitos contrastes (referindo-se à Maceió).  E em meio a tudo isto temos um corpo de alunos e servidores que não desistem de acreditar na educação como elemento transformador", completa o professor Carlos Guedes.

O evento também teve na programação a palestra  motivacional "O Próximo Passo", proferida pela psicóloga e especialista em desenvolvimento humano Carla Karina Albuquerque. A palestrante falou sobre o "desafio absurdo" de fazer parte de uma instituição pública de educação, desafio que cada servidor abraça  ao ingressar no Ifal e que permanece por toda a carreira. "Há um processo comemorativo que se deve vivenciar desde o resultado e que deve ser mantido a cada pequeno passo e pequena conquista experenciados ao longo da trajetória profissional", destacou Carla.

O evento seguiu com ginástica laboral e momentos destinados a apresentações das pró-reitorias. O programa continua nesta sexta-feira com mesa redonda: sobre "A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e seu Princípio Educativo", orientações da Coordenação de Capacitação de Desenvolvimento de Pessoal – CDCP/DGP, orientações sobre a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União - FUNPRESP e outras atividades de informação e acolhimento.

Acompanhe a programação do evento aqui