Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Gestão do Ifal Maceió emite nota de esclarecimento sobre relato de agressão

Gestão do Ifal Maceió emite nota de esclarecimento sobre relato de agressão

publicado: 03/02/2023 13h03, última modificação: 03/02/2023 13h10

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sobre o caso da aluna do Curso de Desenvolvimento de Sistemas, Campus Maceió/Ifal, que afirma ter sido agredida no banheiro do Campus, tendo as unhas das mãos e cabelos cortados:

A princípio, esta Direção-Geral afirma que não concordamos, não toleramos e combatemos todas as formas de violências e agressões físicas e/ou verbais e/ou morais entre alunos/as, e/ou TAEs, e/ou docentes, e/ou colaboradores/as terceirizados/as, e que o fato está sendo apurado pelas autoridades competentes para as devidas responsabilizações.

Ainda, informamos que esta Direção-Geral tomou conhecimento do episódio, primeiramente, por meio da imprensa local, ou seja, a estudante não nos informou sobre a situação vivenciada no dia do ocorrido, que, segundo ela e familiares, aconteceu na terça-feira, 31/01/2023, entre as 14h00 e 15h00.

No dia seguinte, quarta-feira (01/02/2023), por volta das 13h00, esta Direção-Geral foi procurada para esclarecimentos sobre o ocorrido, após a aluna e a sua mãe terem dado entrevista a uma TV Local. No mesmo dia 01/02/2023, no início da tarde, a família registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, Delegacia Especial da Criança e do Adolescente da Capital, a qual requisitou o Exame Pericial/Lesão Corporal. Neste mesmo dia, por volta das 16h00, a família procurou esta Direção-Geral para relatar o ocorrido (assim que tomamos conhecimento do fato, esta gestão já se mobilizou para apurar a situação, bem como prestar apoio à família e a aluna).

Ainda, nessa quarta-feira (01/02/2023), bem como na quinta-feira (02/02/2023), as imagens das câmeras dos locais próximos ao episódio foram captadas e gravadas. Nessa quinta-feira (02/02/2023), recebemos um ofício da Delegacia Especial da Criança e do Adolescente, requisitando essas imagens, as quais foram entregues a esse Órgão nesta sexta-feira (03/02/2023), no final da manhã. Também, na manhã desta sexta-feira (03/02/2023), esta Direção-Geral, juntamente com a Presidenta do Grêmio deste Campus e o Chefe de Departamento de Assistência Estudantil, além do pai e da mãe da aluna, com a presença da aluna, fomos à Polícia Federal para registrar o Boletim de Ocorrência.

O policial federal de plantão (Júlio Sérgio da Costa), por orientação do delegado (Gustavo Gatto), também de plantão, nos informou que esta ocorrência, por se tratar de menor de idade, deveria ser acompanhada pela Polícia Civil,  momento em que nos deslocamos para esse Órgão, para a entrega das imagens das câmaras e materiais impressos (neste momento, também acompanhado da Presidente do Grêmio e do Chefe de Departamento de Assistência Estudantil).

Este Campus Maceió/Ifal informa à Comunidade Alagoana que está acompanhando o ocorrido, dialogando com os familiares diariamente; que colocou o Setor de Psicologia do Campus à disposição para atendimento à aluna e aos familiares; e que está empreendendo esforços para elucidar o episódio junto às autoridades competentes. Informamos, também, que a Reitoria colocou a Diretoria de Políticas Estudantis (DPE) à disposição deste Campus Maceió, dos familiares e da aluna para acolhimento e atendimento às necessidades específicas.

Informamos, ainda, à Comunidade Acadêmica e Administrativa deste Campus Maceió, que somos em torno de 7 (sete) mil alunos/as; que estamos apurando os fatos, dialogando e prestando assistência à família/aluna envolvida; que os órgãos competentes já foram acionados para a investigação; que o caso envolve menor de idade e que, por isso, requer sigilo e cautela nas informações prestadas, a fim de garantir a imagem e a segurança da aluna, da família, como também de toda a nossa Comunidade Acadêmica e Administrativa.

Maceió, 03 de fevereiro de 2023.

Gestão Campus Maceió/Ifal