Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Especialização em História de Alagoas tem aula inaugural nesta sexta-feira (07/05)
conteúdo

Notícias

Especialização em História de Alagoas tem aula inaugural nesta sexta-feira (07/05)

por Gabriela Rodrigues publicado: 06/05/2021 18h22, última modificação: 06/05/2021 18h28

A aula inaugural do curso de Especialização em História de Alagoas, ofertado pelo Ifal Campus Maceió, acontece nesta sexta-feira (07/05) às 19h, e contará com a apresentação coletiva de todos os professores do curso, destacando suas disciplinas. A aula inaugural também terá a presença de gestores da Reitoria do Ifal e do Campus Maceió, além de representantes do SINTEAL e do SINTETFAL. O evento terá transmissão ao vivo pela plataforma Google Meet.

ASSISTA AQUI A AULA INAUGURAL

O curso de pós-graduação lato sensu em História de Alagoas é destinado a profissionais de educação básica, com carga horária de 360h distribuído em oito meses, nas modalidades presencial e remoto (enquanto durar a pandemia de Covid-19), conforme Resolução nº 50, de 28 de agosto de 2020, que estabelece as Diretrizes Institucionais do Ensino Remoto Emergencial. A especialização visa possibilitar professores e profissionais da educação compreender a história de Alagoas, com ênfase em temas ligados à sociedade e a cultura do povo alagoano, a exemplo de índios, negros, operários, periferia e gênero.

De acordo com o coordenador do curso, professor Amaro Hélio,  o curso de Especialização em História de Alagoas é resultado do trabalho coletivo, dialógico e participativo. Trata-se de uma pós-graduação latu sensu inédita sobre a história de Alagoas, que visa a capacitação de professores e profissionais da educação para a compreensão da formação espacial, étnica e das relações produtivas e de gênero em Alagoas; buscando contribuir para uma formação especializada desses profissionais, na prática pedagógica e na pesquisa. 

"O curso de Especialização em História de Alagoas buscará instigar e refletir sobre os paradigmas clássicos e contemporâneos da nossa historiografia, para além da história oficial-tradicional. É um olhar para a formação histórica dos espaços étnicos, periféricos e das relações produtivas e de gênero, que não são apenas físicos ou econômicos, são também simbólicos e políticos", destaca o coordenador.

SAIBA MAIS SOBRE A ESPECIALIZAÇÃO EM HISTÓRIA DE ALAGOAS