Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Aluno com paralisia cerebral forma-se técnico em Segurança do Trabalho pelo Ifal Maceió

Diego Viana driblou o preconceito, concluiu estágio e planeja graduação

por Gabriela Rodrigues publicado: 21/11/2022 15h56, última modificação: 21/11/2022 16h37
Exibir carrossel de imagens Equipe do campus Maceió prestigiou a certificação de Diego Viana

Equipe do campus Maceió prestigiou a certificação de Diego Viana

A história do técnico em Segurança do Trabalho Diego Viana Gomes da Silva emocionou alunos, professores e técnicos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - Napne, durante a cerimônia simbólica de concessão de título na tarde da última sexta-feira (18) no Campus Maceió. Natural de Boca de Mata e deslocando-se durante quatro anos de seu município de origem para Maceió, Diego comemora a conclusão do curso técnico subsequente, sendo o  primeiro aluno do Ifal Maceió com paralisia cerebral a formar-se num curso técnico, receber o certificado e "entregue " ao mercado de trabalho já tendo acumulado alguma experiência durante sua passagem pelo Instituto, graças à experiência de estágio durante o curso.

Diego tem planos de seguir para a graduaçãoDurante sua jornada, Diego teve seu estágio assessorado pela professora Sarah Souto, pela coordenação do curso técnico de Segurança do Trabalho e pela equipe de acessibilidade pedagógica do Napne. Responsável por acompanhar o aluno em suas primeiras experiências profissionais com a Segurança do Trabalho, a professora Sarah Souto revela, emocionada, a jornada de persistência e superação de Diego, muito assíduo e atento, que sempre considerou  "tranquila " a sua própria trajetória ao longo  do curso.

"Não se trata apenas de um suporte técnico, mas também de muitas outras questões que são muito importantes. Diego é uma pessoa especial, que nos emocionou em sua jornada por superar as dificuldades ", destaca a professora. O coordenador do Napne, professor Max Charridy, que também acompanhou de perto o aprendizado de Diego, agradeceu pela oportunidade e pela experiência de conviver com um estudante com paralisia cerebral.  "Na condição que ele tem, sabemos que há desafios, assim como muitos preconceitos no mundo do trabalho. E ele não desistiu. A perseverança de Diego mostra que nós mais aprendemos com ele do que ele conosco", destaca.

O diretor Damião Augusto demonstrou emoção durante a solenidadeO diretor do campus Damião Augusto afirmou que a cerimônia de Diego foi a formatura mais emocionante da qual ele teve o prazer de participar. Em toda a minha história, como professor e gestor do campus, eu não tenho dúvidas que esta é a formatura mais importante da qual participo. Diego é um símbolo da inclusão, alguém especial que nos serve de exemplo de superação e que nos faz perceber o quanto os IF´s são importantes e geram oportunidades para pessoas em condições diversas.

A mãe de Diego, Maria Viana, contou que se preocupava com os deslocamento do filho que saía da cidade de Boca da Mata para estudar no IfalEmocionada, a mãe de Diego, Dona Maria Viana, relata que se preocupava com os deslocamentos do filho para Maceió.  "No início, eu nem queria, mas ele foi encorajado por outras pessoas, que percebiam que ele tinha capacidade, a fazer a seleção para o Ifal e passou. Eu me mantinha preocupada quando ele vinha para Maceió, por ele ter uma deficiência. Hoje eu só tenho gratidão! ", relata, orgulhosa. Maria Viana  fez um agradecimento público a todos os presentes pelo suporte técnico e pedagógico oferecido pelo Ifal ao filho. Diego informou a todos os presentes que prestou o Enem no último final de semana e aguarda aprovação para o curso superior de Fisioterapia na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Uncisal.