Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Saúde mental na pandemia foi tema da 3ª live do Mês da Logística

Saúde mental na pandemia foi tema da 3ª live do Mês da Logística

Sensação de ano cancelado e de perdas de vidas provocam mudanças psíquicas nas pessoas, afirma palestrante Bárbara Barbosa

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/07/2020 10h01, última modificação: 01/07/2020 10h02
Canal YouTube BB-Ifal Psicóloga do Campus Penedo, Bárbara Barbosa falou sobre a Saúde Mental em Tempos de Pandemia

A saúde mental foi tema da terceira live semanal comemorativa ao Mês da Logística   realizada na noite desta terça-feira (30),  com transmissão do canal do Campus Ifal Benedito Bentes no YouTube. A palestra foi proferida pela psicóloga do Campus Penedo, Bárbara Guerreiro Barbosa que fez um relato sobre  as mudanças psíquicas nas pessoas provocadas pelo período de pandemia da Covid-19 que trouxe como consequência o isolamento e o distanciamento social. A mediação foi dos professores Salomão França (coordenador do curso técnico subsequente em Enfermagem) e Marcos Charles (do curso técnico subsequente de Logística). Docentes  e alunos dos dois cursos técnicos do campus participaram da  live interagindo com a palestrante e os mediadores.

O evento é promovido pelo Coordenação do curso técnico subsequente em Logística com suporte técnico do Departamento de Ensino da unidade do Ifal  localizada na parte alta de Maceió. Foram três lives ocorridas. A primeira com abordagens sobre a Logística em Tempos de Pandemia e Empregabilidade pós-pandemia. A segunda, ocorrida no dia 27 de junho, trouxe a Adaptabilidade no Trabalho e neste dia 30, o assunto foi a Saúde Mental em período de pandemia.

Ao iniciar a palestra, a psicóloga explicou que, por medo de adoecer, de morrer e de os parentes próximos serem infectados, as pessoas podem ser a saúde mental afetada.. “Quando os números aumentam, como no caso do Brasil com mais de 58 mil mortos e Alagoas com mais de mil, fazem com que as pessoas produzam um pensamento psíquico. desfavorável a elas. Nossa geração nunca havia passado por um momento como esse. O medo  de que não  se sabe o  que vai acontecer faz parte  da demanda que requer de nossa parte mais atenção à saúde mental, dos psicólogos. Por exemplo, como psicóloga do Ifal temos que dar maior atenção à demanda dos nossos alunos sobre o retorno das  aulas, depois de todo esse processo que gerou isolamento e sofrimento em todas as pessoas“, disse Bárbara Barbosa.

Para a profissional a quarentena afetou de forma psíquica a mudança de vida das pessoas de forma abrupta fazendo com que elas abdicassem das conversas nas praças, da ida ao cinema, ao shopping, à academia  e aqueles  lugares que   se sentiam com vida social. Tudo isso provocou um sofrimento na vida humana. Algumas podem, se adaptar a essa rotina, enquanto outras podem demorar na adaptação, porque nesse processo tem toda uma história de vida. Desde criança que convivemos com o processo social, na escola, nas festas de adolescentes, na faculdade no trabalho e, de repente há uma interrupção de tudo”, explicou a profissional de psicologia.

A sensação de ano perdido foi outro assunto abordado na palestra e foi citada com mais um fator que  pode provocar mudanças psíquicas.  ”As pessoas se planejam, estabelecem rotinas e agora se veem numa forma de regressão e, certamente terão que parar para pensar o  que fazer”, ressaltou Bárbara Barbosa que deu exemplo dos estudantes que  já consideram o ano letivo cancelado. Para, a palestrante a internet tem sido a grande aliada das pessoas neste momento, aspecto que ajuda a minimizar o sofrimento das pessoas.

Assista à terceira live alusiva ao Mês da Logística