Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Servidores do campus participam de treinamento sobre segurança do trabalho
conteúdo

Notícias

Servidores do campus participam de treinamento sobre segurança do trabalho

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 26/10/2022 13h51, última modificação: 26/10/2022 13h52
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Servidores recebem orientações sobre  segurança no trabalho e uso de equipamentos de proteção individual

Servidores recebem orientações sobre segurança no trabalho e uso de equipamentos de proteção individual

A terça-feira (25/10) foi um dia em que os servidores  e colaboradores terceirizados do Campus Benedito Bentes do Instituto federal de Alagoas (Ifal) tiveram a oportunidade  conhecer as regras de segurança do trabalho e  obter conhecimentos sobre  as ações preventivas para evitar acidentes durante o desempenho das atividades profissionais. Durante toda a manhã, os participantes da atividade receberam orientações do técnico em Segurança do Trabalho, Daniel Emídio e do Técnico em laboratório de Química e bombeiro militar, Flávio  Martins, ambos servidores da unidade de ensino.

Na primeira etapa, os servidores efetivos e terceirizados assistiram a palestras sobre a temática bas quais foram enfatizados os conceitos e aplicação da segurança no trabalho para evitar acidentes  durante o exercício das atividades profissionais. Os participantes desfizeram dúvidas  com os palestrantes sobre  os casos que podem resultar  em acidentes de trabalho e  sobre o correto uso dos equipamentos de proteção individual, os chamados EPIs.

Flávio Martins e Daniel Emídio ofereceram treinamentos aos servidoresDurante a palestra, o técnico em Segurança do Trabalho, Daniel Emídio definiu o termo prevenção,  como  conjunto de práticas e análises de um conjunto de controle de riscos que tem como finalidade evitar a ocorrência ou minimizar os efeitos do acidentes de trabalho. Na ocasião, houve ainda,  a demonstração sobre os extintores quanto ao tipo e sua utilização durante  a ocorrência de acidentes.

Dados apresentados, durante as palestras, indicam que, segundo o Ministério da Fazenda, ocorreram no Brasil, entreServidores durante o treinamento 2012 a  2016,  3,5 milhões de casos de acidentes de trabalho  nos 26 estados e no Distrito Federal resultaram em 13.368 mortes que geraram um custo de R$ 22 bilhões e 171 milhões para os cofres públicos, por meio da Previdência Social, com pagamentos de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, pensão por morte e auxílio-acidente para as pessoas que ficaram com sequelas.Também foi explicado a diferença entre acidente do trabalho, doença ocupacional e  doenças do trabalho. O primeiro  é o que ocorre no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional  que cause morte ou perda da redução, permanente ou temporária  da capacidade para o trabalho. Já a doença ocupacional  ou doença do trabalho  é aquela produzida  ou desencadeada  no exercício  do trabalho peculiar a determinada atividade. Explicou-se ainda que, o poder público, empregador e empregador são responsáveis  pela segurança  no trabalho, a diferenciação entre risco e perigo também foi explicada durante o treinamento.

Orientação sobre o uso de hidrante

Flávio Martins orientou os participantes sobre o combate aos incêndios no âmbito da instituição e domésticos e neste último caso quanto a correta utilização do botijão de gás de cozinha, durante a palestra e  também  no correto manuseio dos equipamentos de combate a incêndios durante o treinamento prática no pátio do campus.

Após, as orientações, os servidores  receberam orientações práticas  sobre o combate a princípio de incêndios na instituição.Eles se utilizaram dos  tipos de extintores  disponíveis  para debelar chamas  durante as simulações realizada no pátio do campus.Em seguida,  foi a vez do uso de hidrantes no combate contra  incêndios