Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Revista científica publica artigo de professores do Ifal sobre presença de metais em manguezal do Rio Meirim

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 01/03/2021 12h35, última modificação: 01/03/2021 21h33

Uma das mais conceituadas revistas de artigos científicos do país destaca um artigo produzido por três professores do Instituto Federal de Alagoas. A Brazilian Journal of Development publicou o artigo intitulado “Caracterização e Biodisponibilidade de Metais no Mangue da Foz do Rio Meirim, Maceió-AL” de autoria dos docentes  Alexandre Bomfim Barros, Joaquim Alexandre Moreira Azevedo, Adelmo Lima Bastos e Velber Xavier Nascimento, esse último do Centro Universitário Cesmac,  trabalho desenvolvido para  avaliar as características físico-químicos e os níveis ambientalmente disponíveis dos metais pesados como, cobre, zinco, chumbo, cádmio, crômio, ferro e manganês, no solo de mangue da foz do Estuário do Rio Meirim, localizado no bairro Pescaria no Litoral norte da capital alagoana.

A Revista Brasileira do Desenvolvimento é parceira da  Faculdade da Indústria  da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), parceira da Faculdade do  ISEPE, e é o jornal oficial dos trabalhos acadêmicos da  Associação Comercial de São José dos Pinhais  (ACIAP), cidade onde está sediada a nossa empresa.

O conteúdo do artigo mostra o processo da pesquisa dos autores, os quais selecionaram uma área de floresta na foz do rio Meirim, localizado na região metropolitana de Maceió. A coleta ocorreu  em 2017 nos meses de março e novembro daquele ano. Nas análises químicas foram encontrados nos sedimentos todos os metais propostos na pesquisa: zinco 7,09 mg/kg, cobre 0,89 mg/kg, chumbo 3,92 mg/kg, cádmio 0,56 mg/Kg, crômio 1,36 mg/kg, cerro 352,6 mg/kg e manganês 3,9 mg/kg. As análises feitas pelos pesquisadores mostraram a presença dos sete metais indicados no ambiente pesquisado.

Leia o artigo

O estudo mostrou ainda, que a análise dos sedimentos dos manguezais pode contribuir para ações de monitoramento ambiental, subsidiando a  implantação e desenvolvimentos de políticas públicas que visem controlar o uso racional e sustentável dos recursos naturais das áreas estudadas.

"Esse artigo é um marco importante nesta pesquisa que iniciamos em 2016 e demonstra a importância de haver políticas de conservação dos ecossistemas, até porque esses ecossistemas estão ligados à saúde humana. A pesquisa demonstra a contaminação do solo e das ostras, essas sendo utilizadas como  bioindicadores e  que mostrou a presença de metais pesados e que são, altamente nocivos à saúde da população. Então, demonstra que é necessário um planejamento efetivo dos governos para que evitem o lançamento dos lençóis freáticos nas águas dos rios e dos mares que contêm metais pesados que chegam aos homens por meio da cadeia alimentar", disse o professor Alexandre Barros, professor lotado no  Campus  Marechal Deodoro e atual diretor-geral do Campus Benedito Bentes.

Para o professor Joaquim Alexandre Moreira, do Campus Maceió, o artigo é uma continuidade da pesquisa já desenvolvida há cinco anos e resultado deste que para ele  é  um"grande trabalho que ainda continuamos fazendo. Então é uma satisfação muito grande para quem produz e ao final publica em revista científica", destacou.

Destaque na TV

A pesquisa foi tema de uma reportagem especial do quadro Meio Ambiente  do telejornal Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, exibida no dia  25 de janeiro de 2018. Nas imagens, os pesquisadores Alexandre Barros e  Joaquim Moreira mostram o processo prático da atividade, desde a coleta até a análise dos metais encontrados em crustáceos nos manguezais do Rio Meirim e sob a ponte do município de Marechal Deodoro, litoral sul de Maceió.

Assista à reportagem