Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Redução de desperdício foi tema da primeira noite do Encontro Regional de Logística
conteúdo

Notícias

Redução de desperdício foi tema da primeira noite do Encontro Regional de Logística

Evento prossegue nesta quinta-feira (4) com a temática informação aplicada à logística

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 04/11/2021 15h53, última modificação: 04/11/2021 16h02

Em tempos de COP 26 (evento mundial que discute as condições climáticas no mundo) o desperdício de produtos alimentícios durante o processo de armazenamento, transporte e distribuição foi o tema que dominou o primeiro dia do 1º Encontro Regional de Logística em Alagoas, promovido pelos campi do Instituto Federal de Alagoas de Arapiraca e Benedito Bentes.O assunto foi abordado por Ricardo Salazar representante de uma startup sueca conhecida por Whywaste que, na tradução em português significa “por que desperdiçar”. A empresa, da qual Salazar é o representante no Brasil, foi criada em 2015 e  orienta as empresas sobre a utilização de novas tecnologias para reduzir as perdas com  produtos vencidos. A primeira noite do evento também teve a palestra de Alexandre dos Santos, gerente da Leroy Merlin e da ex-aluna Jéssica Quirino que expôs sua  experiência profissional.

O evento, que prossegue até esta sexta-feira (5), foi aberto na noite de quarta-feira com a presença da reitora em exercício Cledilma Costa e dos diretores dos campi Benedito Bentes, Alexandre Bonfim e Arapiraca, Fábio Ribeiro e foi transmitido pelo canal do YouTube do campus Benedito Bentes. “É uma honra participar de um evento que traz um caráter  de inovação e de esperança de que nos próximos anos, estaremos transformando a logística e estimulando com que nossos alunos ocupem esses espaços”, declarou Fábio Ribeiro. O diretor do campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, destacou e agradeceu à  organização do evento e enfatizou a referência que se tornaram os cursos de Logística  no Ifal. “Estamos recebendo contatos de grandes empresas  à procura  de currículo de nossos alunos”, O dirigente apresentou como novidade no campus, a inclusão do curso técnico integrado de Logística, a partir de janeiro do próximo ano e lembrou da importância  da área durante a pandemia, principalmente no sistema de e-commerce (comércio eletrônico).

A reitora em exercício Cledilma Costa ressaltou a importância de o Campus Bentes Bentes  incluir o curso técnico integrado de Logística em sua grade curricular. “É a viabilidade da oferta de formação geral para jovens que têm interesse em buscar uma profissionalização”, acrescentou. Na opinião da gestora, o evento se constitui em um importante espaço formativo para qualificar os futuros profissionais.

Tecnologia e desperdício

O mediador do primeiro dia do encontro foi o professor André Leite Rocha que anunciou os palestrantes. Ricardo Salazar, durante a apresentação pontuou as três áreas onde os futuros profissionais podem atuar na logística para  contribuir para a redução do desperdício de alimentos que são: a ineficiência da cadeia de suprimentos; as dificuldades de conexões entre o produtor, o distribuidor e o armazenador e a infraestrutura inadequada, notadamente na cadeia de frios. ”As condições adversas da temperatura de um produto  podem reduzir as qualidades do produto e a logística pode contribuir para que isso não ocorra”, ressaltou o palestrante. Salazar também traçou um panorama do produto alimentício no ponto de venda e recomendou atenção quanto aos erros de compras, aquisição de demandas imprevisíveis, má interpretação do produto, erros em promoções. O representante da Whywaste mostrou uma estatística na qual as frutas e as verduras lideram o percentual de desperdício de alimentos, seguidos dos cereais. “Isso resulta em dano ambiental devido ao acúmulo de materiais orgânicos que se transforma em gás. Gera uma questão social, porque há 800 milhões de pessoas  com fome no mundo e “torra” dinheiro porque US $1,2 trilhões em alimentos são desperdiçados. Salazar explicou que a inteligência artificial é utilizada como a tecnologia que tem começado a reverter essa situação. “Nós focamos o trabalho no setor supermercadista e utilizamos rastreamento que alerta sobre a proximidade de vencimento de um determinado produto, o que proporciona o consumo por meio de promoções a baixo custo.

O segundo palestrante foi Alexandre dos Santos com 17 anos de experiência na área de logística. Além de expor suas atividades profissionais, o gerente da área de Suprimentos e Delivery da Leroy Merlin também  salientou a importância da área  nesses tempos. ”Tivemos que nos adaptar a essa nossa realidade que é a entrega de produtos aos consumidores em tempo hábil e, para isso, mobilizamos outros mecanismos de entrega como Uber, o aplicativo 99  e taxistas para que os clientes  pudessem receber suas compras no tempo combinado.

A egressa Jéssica Aquino, que terminou o curso técnico subsequente de Logística em 2019, contou sua experiência no setor de  entrega de produtos da Leroy Merlin. “São 8 mil produtos entregues mensalmente em um tempo tem diminuído bastante nos últimos meses. É uma nova realidade que no início se mostra bem diferente da sala de aula ,mas que conseguimos nos  adaptar com as lembranças teóricas vistas no campus.

Nesta quinta-feira (5), uma mesa-redonda abrirá o segundo dia do evento, com uma palestra de Tarcísio Mendes (coordenador de logística do grupo Tupan) sobre o  tema “Desafios na Implantação de Informação Aplicados à Logística”. Logo depois, haverá palestra sobre IF+Empreendedor  sobre o tema: “Desafios Logísticos para Micro e Pequenas Empresas”, mediado pelo professor  e coordenador do curso técnico em Logística, Marcos Charles.

. No terceiro dia, estarão  presentes  à mesa-redonda, Renato Joseff - Gerente de Logística do Grupo Popular Alimentos que abordará o  tema “Gestão de transportes e distribuição no segmento alimentício”,Thiago Holanda - mestre em logística/UFC que atua  no órgão de regulação municipal de trânsito de Fortaleza) com o tema “Entraves e Soluções de Distribuição em Centros Urbanos” sendo mediados por Marcelo Diniz.

Mais informações:

  • Tema do evento:

    • “Transformações e Tendências na Logística”

  • Período: 03/11 (qua) à 05/11 (sex), de 19h30 às 21h30

  • Público-alvo: aberto à comunidade interna/externa

  • Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=ZPaK93W87ps