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Produto Educacional orienta estudantes sobre acesso a minicurso sobre Noções de Libras no Ifal

Projeto é de autoria do mestre Ermans Carvalho e pode ser acessado no repositório Educapes

publicado: 11/02/2022 15h04, última modificação: 21/02/2022 14h16
Reprodução/canal Ermans Carvalho No vídeo em Libras, Ermans Carvalho explica a finalidade do minicurso

No vídeo em Libras, Ermans Carvalho explica a finalidade do minicurso

Um guia de orientação de acesso  a um minicurso intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libra no Ifal” é o mais recente produto educacional  do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (ProfEPT/Ifal) inserido  na Educapes (portal de objetos educacionais abertos). De autoria do mestre Ermans Quintela Carvalho, o material digital tem a  finalidade de orientar e auxiliar o acesso ao minicurso, ofertado no Ambiente Virtual de Aprendizagem ( AVA) do Google Classroom (Google Sala de Aula) como suporte na trajetória de aprendizagem dos estudantes da instituição.

A defesa do produto educacional e da dissertação intitulada “A promoção da acessibilidade na Educação Profissional e Tecnológica: reflexões sobre cultura surda e Libras por meio da oferta de um minicurso a estudantes do Ensino Médio Integrado” ocorreu em 14 de dezembro passado, sob orientação do professor Ricardo Jorge Cavalcanti que compôs a banca examinadora  ao lado dos  docentes  Jair Barbosa da Silva (Ufal) e Ana Paula Santos de Melo Fiori  (ProfEPT/Ifal).

A finalidade do guia é promover a aprendizagem acerca da cultura surda e das noções de Libras a discentes do Ifal com o intuito de auxiliar o processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal e na sociedade..Segundo o autor, o produto educacional se materializou na criação do minicurso bilíngue (em Língua Portuguesa e em Libras), intitulado “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal”, como intuito de promover a aprendizagem acerca da cultura surda e noções de Libras a discentes do Ifal e de auxiliar no processo de inclusão dos alunos surdos no Ifal”. 

 Os instrumentos utilizados durante a  pesquisa incluiram a aplicação de questionários semiestruturados e a observação em sala de aula, cujos resultados foram utilizados em dois momentos. Primeiramente, na elaboração do Minicurso “Inclusão, Cultura Surda e Noções de Libras no Ifal” para o ensino de Libras e, posteriormente, para a elaboração do Guia para Acesso ao Minicurso. 

No minicurso, são contempladas discussões sobre processos histórico-legais da inclusão do surdo no Brasil, as especificidades linguísticas, culturais e identitárias da comunidade surda, bem como o ensino básico de Libras, considerando o trabalho como princípio educativo, no contexto investigativo de formação com vistas ao mundo do trabalho. Ainda, de acordo com Ermans Carvalho,  a necessidade do minicurso foi constatada pelos professores de Libras e pelo coordenador do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Maceió do Ifal.  

Para acessar o minicurso, o  estudante deve  criar um email  no gmail ; acessar a turma do Google Classroom e e assistir aos vídeos disponíveis sobre inclusão e cultura surda (Videoaula 1), noções de Libras (Teoria, alfabeto manual, números, cumprimentos/saudaçãoes - Videoaula 2) e noções de Libras no Ifal (Facilitadores de interação, contextos educacional, profissional e no Ifal - Videoaula 3).

Acesse ao  Guia de Acesso ao Minicurso: “Inclusão da Cultura Surda e Noções de LIbra no Ifal”

 Assista à apresentação do minicurso com Ermans Carvalho