Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Portfólio destaca a temática sobre Diversidade sexual e de gênero

Portfólio destaca a temática sobre Diversidade sexual e de gênero

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 02/08/2021 14h17, última modificação: 02/08/2021 14h21
Exibir carrossel de imagens Portfólio produzido pelo mestre Roberto Idalino

Portfólio produzido pelo mestre Roberto Idalino

A discussão sobre a temática LGBTQIA e +  foi o tema da dissertação e do produto educacional do  programa de Mestrado Profissional  defendida na quinta-feira (29 pelo professor e servidor do campus Palmeira dos Índios, Roberto Idalino. O Produto Educacional “Portfólio tem como título: Diálogos com a diversidade sexual e de gênero na escola”, e a defesa da Dissertação “Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na Educação Profissional e Tecnológica de nível médio” A pesquisa do docente resultou  na elaboração de um portfólio destinado a alunos e profissionais de educação, como produto da discussão sobre pluralidade identitária sexual com vista à transversalidade do currículo da educação profissional e tecnológica.

O trabalho é fruto de uma problematização  feita pelo autor,  a partir da questão geradora sobre: de que forma  as discussões  sobre identidades sexuais, por vezes, dissonantes do contexto escolar limitam e/ou promovem atitudes inclusivas na instituição?

“Em mais de duas décadas de docência presenciei situações entre estudantes, professores que possuíam identidade sexual diferente dos  heterossexuais,  por meio  do uso de piadas e até agressão física. Via também que a escola não discutia essa temática e,  isso trazia  consequências graves para a vida das pessoas”, explicou Roberto Idalino, durante a defesa,  ao justificar a escolha pelo tema

O pesquisador citou  a condição de o Brasil ser marcado pela violência contra gays e, segundo ele, as estatísticas apontam o estado de Alagoas  como um dos mais violentos nesta prática. “Em 2018 um professor desenvolveu um projeto que discutia contemporaneidade e a questão LGBT foi discutida e o que  me causou espanto foi que  a atividade despertou reação negativa”, exemplificou Idalino.

A pesquisa foi realizada no campus do Ifal em Palmeira dos Índios e envolveu 18  participantes em  roda de conversas bem como a aplicação de questionários e segundo, o autor do trabalho algumas condições desfavoráveis no âmbito LGBTQIA e +s  foram discutidos como a, dificuldade de inserção no mundo do trabalho, a ausência da questão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal, o silenciamento das BNCC (Bases Nacional Comum Curricular) sobre o assunto, além de experiências das estudantes sem o suporte familiar para discutir a questão e falta de cursos de formação continuada.

O pesquisador constatou, durante  o trabalho investigativo, que  há pouca representatividade da diversidade sexual ou de gênero nos materiais didáticos e que os cursos de formação ignoram a temática, a discussão da temática  na instituição teria ficado limitada  aos componentes curriculares ( disciplinas)  de formação geral por meio de projetos de ensino de forma esporádica e individual. No entanto, o autor alega haver disposição por parte  dos atores consultados de estabelecer a discussão da temática na instituição.

O  portfólio, produto educacional intitulado “Roda de Conversas: diálogos com a diversidade sexual e de gênero na escola”,  elaborado pelo,  agora mestre, é direcionado a pedagogo, psicólogo, assistente social e entre os mecanismos de aplicação em sala de aula está um game interativo utilizado em uma das rodas de conversas.

A banca examinadora, constituída pelo Prof. Dr. Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (Orientador), pelo Prof.Dr. Elias Ferreira Veras (Ufal), pelo Prof. Dr. Luiz Domingos do Nascimento (Ifal) e pela Profa. Dra. Beatriz Medeiros de Melo (ProfEPT/Ifal), considerou o trabalho aprovado.

Em breve a o produto educacional e a dissertação estarão disponíveis neste espaço.