Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Ifal recepciona alunos da turma 2021 em aula inaugural do mestrado EPT
conteúdo

Notícias

Ifal recepciona alunos da turma 2021 em aula inaugural do mestrado EPT

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 09/04/2021 22h23, última modificação: 09/04/2021 22h23
Exibir carrossel de imagens Reprodução Aula inaugural da Turma 2021.1

Aula inaugural da Turma 2021.1

Os 24 novos discentes do programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram na manhã desta sexta-feira  (9) da aula inaugural em solenidade ocorrida de modo  online. A Turma 2021.1 foi recepcionada na cerimônia pelo reitor Carlos Guedes, pela pró-reitora da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), Eunice Palmeira, pela representante da Coordenação de Pós Graduação da PRPPI, Margareth Nunes, pelo diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim e pelo coordenador do ProfEPT, Ricardo Cavalcanti.

Ricardo Cavalcanti, coordenador do  mestrado ProfEPTDurante o discurso, o coordenador, depois de saudar os  dirigentes, docentes, alunos e egressos presentes, ressaltou que “toda equipe do programa estava muito feliz  pela chegada de vocês ao mestrado,  a despeito da pandemia, cujo compromisso básico é o trabalho como princípio pedagógico”, acrescentou Ricardo Cavalcanti. Ele destacou o trabalho da banca examinadora dos currículos dos candidatos que foi realizado em dez dias  e finais de semana. “Foram mais de 1200 candidatos disputando 24 vagas divididas em ampla concorrência, servidores e  sistema de cotas em um mestrado que tem como condição imprescindível estar  junto à sociedade”, ressaltou o coordenador.

Margareth Nunes, representando a Coordenação de Pòs-Graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação enfatizou que na condição de pedagoga sente-se  bastante satisfeita  diante de um mestrado em EPT. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Eunice Palmeira  congratulou-se com todo o corpo docente, com os novos mestrandos.“ Esperamos por um ano pela presença de vocês, porque tivemos que suspender o processo de seleção faltando uma semana para o exame. Tentamos todas as formas possíveis de dar sequência, porém  a pandemia não permitiu”, lembrou Eunice. O diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, unidade de ensino do Ifal, que sedia o mestrado EPT, destacou a resiliência da equipe de docentes e alunos  em prosseguir com as defesas de dissertações de forma online, logo depois da suspensão das aulas presenciais.

Reitor Carlos GuedesEm seu discurso, o reitor Carlos Guedes declarou que o mestrado EPT ajuda ao Ifal a promover uma educação de qualidade social e  citou a organização da Coordenação do curso de pós-graduação, liderada pelo professor Ricardo Cavalcanti. Guedes fez uma apresentação do Ifal, dos cursos técnicos, tecnológicos e de licenciatura e da quantidade de servidores docentes e técnicos administrativos. Aos alunos ele aconselhou; “haja o que houver  não desistam de seus sonhos jamais”.tacou a resiliência da equipe de docentes e alunos  em prosseguir com as

Na sequência da solenidade, os docentes dos mestrado ProfEPT do Ifal se apresentaram aos novos mestrandos e, depois com uma exposição do coordenador  sobre  concepção e diretrizes do curso de stricto sensu. Dados apresentados  pelo coordenador Ricardo Cavalcanti apontam que  19 dissertações já foram apresentados, sendo 18 defesas da turma 2018 e uma da turma 2019 e há mais 22 dissertações e produtos educacionais previstos para serem defendidos até o dia  31 de agosto deste ano.

Os egressos Frantchesco Porciúncula (turma 2018) e Diego Alves (turma 2019) foram apresentados aos novos mestrandos e expuseram  suas experiências na produção dos seus  produtos educacionais.