Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Exposição no Campus Maceió destaca a memória fotográfica do curso técnico em Eletrônica

Evento compõe o produto educacional de mestranda do ProfEPT/ifal

publicado: 03/01/2022 10h05, última modificação: 03/01/2022 10h05
Exibir carrossel de imagens Divulgaçao Exposição fotográfica terá início no dia 10 de janeiro no auditório Oscar Sátyro, do Campus Maceió

As reminiscências do curso técnico integrado em Eletrônica do Campus Maceió estarão expostas em fotografias durante 30 dias, a partir do dia 10 deste mês no auditório Oscar Sátyro. O tema “Valorizando Identidades e Saberes Através da Imagem” terá como expositora Mariluze da Silva Vieira Fidelis, mestranda do Programa de Mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal) e compõe o produto educacional da autora, sob a orientação do professor André Suêldo.

De acordo com a pesquisadora, “o curso técnico em Eletrônica foi implantado por uma comissão composta pelosPrimeira Feira de Ciências do curso, em 1984 (arquivo) professores Benedito Barbosa do Nascimento, Luís Hermano Casado de Lima Júnior e José Adelmo de Araújo, designada na gestão do ex-diretor Breno Lins, para atender as necessidades da sociedade alagoana. A formação da primeira turma ocorreu em 1982, depois de cumprir três anos e meio de aprendizado”. Mariluze Fidelis investiga como problemática, as causas da evasão escolar no curso.

A problemática da pesquisa é a evasão escolar no Curso Técnico de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio que, conforme a autora, trata-se de um fenômeno que atinge o processo de qualificação do estudante que tem como propósito a formação e a inserção profissional. “Suas variantes envolvem desde aspectos internos da escola, como os pedagógicos e outros, até os fatores políticos, sociais, econômicos e familiares”, ressalta.

ProFEPT/Ifal

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), ofertado pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pertence à área de Ensino e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES do Ministério da Educação.   O Objetivo do ProfEPT conforme o Regulamento Geral no seu no artigo 2º é “proporcionar formação em educação profissional e tecnológica, visando tanto a produção de conhecimentos como o desenvolvimento de produtos, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberes inerentes ao mundo do trabalho e ao conhecimento sistematizado."