Notícias
Estudantes do curso técnico em Logística produzem Guia de Ginástica Laboral e Ergonomia destinado aos servidores do campus
Material visa orientar sobre a ergonomia aplicada durante o exercícios das atividades laborais
Estudantes do segundo ano mostram exercícios que podem auxiliar no melhor desempenho das tarefas diárias
Quantas horas o senhor ou a senhora trabalha sentado (a)?Qual a posição de seus braços, coluna e pernas ao usar computador ou notebook durante a atividade laboral? Perguntas como essas, feitas pelos estudantes do segundo ano do curso técnico integrado em Logística do Campus Benedito Bentes, resultaram na elaboração de um Guia Prático de Ergonomia, Ginástica Laboral e Exercícios Físicos, destinado aos servidores técnicos administrativos e docentes da instituição de ensino do Instituto Federal de Alagoas, localizada na parte alta de Maceió.
O produto gráfico agradou aos servidores ao ser lançado pelos estudantes que desenvolveram a pesquisa no segundo semestre deste ano, sob a orientação do professor de Educação Física, Maurício Ricardy. Quatro equipes, formadas por alunos e alunas do curso realizaram a investigação, dividida por temáticas relacionadas à ergonomia e à ginástica no ambiente de trabalho:A equipe 1, formada por Andressa Moura, Dayanne Gomes, Jamilly Almeida, Luan Morais e Mayara Mariano pesquisou sobre o Conhecimento e utilização da ergonomia; a equipe 2, constituída por Arthur Santos, Arthur Teixeira, Guilherme Carlos, Guilherme Costa e Sabryna Macedo explorou sobre Ergonomia. A Equipe 3 desenvolveu levantamento sobre a Ginástica Laboral e foi composta por Guilherme Gomes, Isis Brandão, Maria Clara Levino, Maria Yasmin Félix e Marina Madeiros e a equipe 4 formada por Adryelle Teixeira, Geovana Araújo, Maria Beatriz Oliveira, Maxwell Gomes, Myrelly Oliveira, tratou do tema Exercícios Físicos.
Toda a elaboração do produto digital coube aos estudantes envolvidos com a pesquisa. No conteúdo, o servidor pode ter acesso aos procedimentos corretos na utilização de notebook ou computadores no trabalho, as funções da ginástica laboral. Essas atividades, conforme orienta o Guia, podem assumir diversas funções, como: preparar para longos períodos na mesma posição; compensar um longo tempo realizando a mesma tarefa; ou até mesmo relaxar, além de consultar dicas sobre os exercícios físicos do Core, região inclui abdômen, quadris e região pélvica – e é responsável pelo equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento.
Ao final, os estudantes trazem na publicação, uma importante recomendação para os servidores ao desenvolverem as atividades laborais. O guia orienta uma pausa a cada 50 minutos que pode ser suprida com alongamentos, tomar água,ir ao banheiro, fazer ergonomia e executar os exercícios físicos.Em consulta sobre os dados referentes à pesquisa realizada com servidores técnicos administrativos e docentes do IFAL Campus Benedito Bentes, verifica-se que o conhecimento informado é diferente do conhecimento observado, fato que motivou os estudantes a construir o guia de ergonomia, ginástica laboral e exercícios físicos.
A origem do projeto
O professor Maurício Ricardy explicou que a iniciativa é fruto de um projeto elaborado pela Coordenação de Logística, por intermédio dos professores André Leite, Káthia Barros, Diego da Guia e Maurício Ricardy junto a uma empresa, pelo qual os alunos do Campus Benedito Bentes incentivariam a prática da ginástica “Visitamos o galpão da empresa e os espaços onde colocaríamos o projeto de ginástica laboral no empreendimento. Os alunos trabalhariam junto aos servidores administrativos e trabalhadores braçais. “Não houve retorno desta empresa e resolvemos aplicar um projeto-piloto no campus junto aos servidores como treinamento para esse projeto empresarial. Sem o retorno da empresa, mudamos a estratégia do projeto e o direcionamos para os quatros grupos de alunos. O primeiro grupo ficou responsável pelo conhecimento sobre o quanto a pessoa sabia acerca das posições aplicadas exercer as tarefas diarias. O segundo ficou com a ergonomia, a partir da utilização do computador desktop e notebook, outro grupo ficou responsável pela parte de ginástica laboral e o outro ficou com o fortalecimento do Core que é a parte do tronco”, declarou o docente.
Maurício Ricardy registrou que, no primeiro momento, o projeto não visava o campus Benedito Bentes, mas "acabamos entregando a unidade um produto que, inicialmente, não havia sido pensado assim, mas terminou sendo”, acrescentou o professor de Educação Física.
Acesse a cartilha de Ergonomia de Ginástica Laboral