Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Estudantes de Enfermagem recebem conhecimentos práticos em Urgência e Emergência do Corpo de Bombeiros

Com demonstrações técnica da equipe do Resgate, alunos realizam simulaçoes de atendimento pré-hospitalar

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 25/05/2022 13h10, última modificação: 26/05/2022 08h39
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Alunos e alunas do curso técnico subsequente em Enfermagem durante treinamento  do Corpo de Bombeiros

Alunos e alunas do curso técnico subsequente em Enfermagem durante treinamento do Corpo de Bombeiros

Os estudantes do curso técnico subsequentes em Enfermagem do Campus Benedito Bentes do Ifal tiveram nesta quinta-feira (25) um dia de aprendizado especial. Eles receberam a visita de uma equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros Militar que ofereceu noções teóricas e práticas sobre atendimento pré-hospitalar. As atividades ocorreram em dois espaços do campi com início no auditório, ocasião em que o soldado Félix proferiu uma palestra sobre os procedimentos de atendimento a uma vítima de acidente ou de outras situações de emergência e explicou as providências para o salvamento. O militar apresentou noções sobre a utilização dos equipamentos durante a movimentação e deslocamento do paciente, as técnicas  de ventilações, a partir do uso de máscaras como o dispositivo válvula-máscara e do desfibrilador portátil. Ainda nesta primeira etapa, o soldado Félix fez uma simulação de massagem cardíaca sob os olhares atentos dos estudantes.

A segunda etapa  ocorreu no ginásio de esportes do campus, onde a atividade foi dividida pelos períodos dos alunos. Enquanto uma turma aprendia noções de massagens cardíacas, outras participavam de simulações de atendimento.

Soldado Félix proferiu palestra com conhecimentos téoricos e noções de prática de atendimento de urgência e emergência (foto: Gerônimo Vicente Santos)Para o soldado Félix, o momento é de muita alegria, porque é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos na área de resgate do Corpo de Bombeiros. “Então foi bom compartilhar e aprender com eles”, acrescentou.

A coordenadora do curso técnico subsequente de Enfermagem, Patrícia Cavalcante disse que  “o treinamento foi muito importante para os alunos do último período, do estágio Urgência e Emergência com participação dos bombeiros, através do atendimento pré-hospitalar, assunto que os alunos já viram no curso, mas reforçar na prática é sempre importante”.

A professora Paulyanne Araújo, que organizou a visita  técnica, declarou que  os alunos precisam ter essa visão ampliada de atuação nas várias áreas  de atendimento e o resgate é uma delas. ”Tivemos várias oportunidades de  contar com a parceria do Corpo de Bombeiros e agradecemos muito por esta ajuda”, ressaltou a docente.

O estudante Levi França, do quinto período de Enfermagem,  disse que a atividade é importante para enriquecer a gente para se aprofundar e prestar um serviço mais completo na urgência e emergência, já que significa também que será minha área  de atuação e serviu ainda para prestar atendimento a uma parada cardiorrespiratória em um local público, por exemplo. “Significa muito não somente para nós, mas para qualquer pessoa”, opinou o estudante”. Israel Constantino concordou com o colega de sala de aula e disse que o treinamento amplia os conhecimentos adquiridos durante o curso.

Estudantes aprendem prática de atendimento pré-hospitalar com a sargento Gabriela

Simulações

No ginásio de esportes, os estudantes praticaram os procedimentos de urgência e emergência e simularam situações de acidentes e socorro às vítimas. As turmas foram divididas entre a sargento Gabriela, o sargento Roland e ainda entre o soldado Félix e o condutor da Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), Madson, equipe do Resgate do Corpo de Bombeiros que participou da atividade no Campus Benedito Bentes.

Equipe do Resgate recebe homenagem dos professores do curso técnico em EnfermagemEquipe do Resgate, professores e estudantes participantes do treinamento