Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Curso de Logística reúne mulheres empreendedoras que relatam casos de superação
conteúdo

Notícias

Curso de Logística reúne mulheres empreendedoras que relatam casos de superação

Atividade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher foi promovida pelos campi Arapiraca e Benedito Bentes

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 10/03/2023 14h57, última modificação: 10/03/2023 16h51
Exibir carrossel de imagens foto cedida Thalyta Martins, Josiane Rocha Millena Almeida, as empreendedoras de Maceió que proferiram palestras

Thalyta Martins, Josiane Rocha Millena Almeida, as empreendedoras de Maceió que proferiram palestras

Mulheres na logística é um tema que, atualmente, ronda  o meio das relações comerciais no Brasil e no mundo. O mercado econômico e financeiro entenderam a importância do sexo feminino nas ações de gerenciamento logístico de uma organização. Os campi Arapiraca e Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) captaram esta nova realidade e, desde o ano passado, promovem  um debate  sobre a temática, no qual são apresentados exemplos  bem-sucedidos da atuação de mulheres no setor, além de exposição de estudos de casos sobre as atividades práticas que têm  resultado em uma atração especial por parte de profissionais e estudantes do curso técnico ofertados por estas duas unidades de ensino. Foi o que ocorreu na quarta-feira, dia 8 de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher. O evento denominado “Vem viver,Mulher” teve a participação de mulheres empreendedoras e ativas no setor de logística, além de docentes e alunos do curso técnico dos dois campi.

Na ocasião, professores, estudantes e profissionais  assistiram, de modo híbrido (online e presencial) às palestras da presidente da Associação dos Empresários do bairro Benedito Bentes, Josiane Rocha, de Millane da Silva Almeida, contadora e proprietária da Fluxo Serviços Ltda, de Ana Gisele, presidente da JCI Arapiraca, proprietária do Arapiraca Hostel e da loja cana Caiana e sócia da Editora Performance, de Tânia Macedo, superintendente de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Arapiraca e com experiências com empreendimentos diversos e Thalyta Martins, sócia da Tranquilize Saúde Integrada.

O evento foi aberto pelos coordenadores do curso técnico em Logística, André Rocha ( Benedito Bentes) e  Manuella Alcântara ( Arapiraca) que deram boas vindas aos presentes e palestrantes e  destacaram a realização do evento em uma data tão especial, conforme afirmaram, como o dia internacional da mulheres.Coordenador do curso técnieo em Logística, André Leite

A  professora Ana Karla, responsável por um grupo de pesquisa em Logística explicou para os participantes a importância de se discutir  a inserção da mulher no setor. "A mulher tem dificuldade de ser inserida na atividade de logística  e este grupo nasceu para  continuar na batalha para reverter  este papel”, afirmou a docente.

Experiências

Ana Gsele começou a empreender aos 15 anos. Aos 28 anos gerencia vários empreendimentosA palestrante Ana Gisele foi a primeira a expor sua experiência no empreendedorismo e declarou que a primeira oportunidade  encontrada na atividade ocorreu depois que trabalhou como menor-aprendiz aos 15 anos. Hoje, ela atua  nos ramos da gastronomia, editora e de hospedagem.”Foi o escotismo  que me orientou em certas aptidões como liderança, empreendedorismo e oratória. Atuei como bombeiro civil e, a partir daí comecei a trabalhar com um monte de ideias, como turismo, onde conheci lugares e pessoas. Passei uma temporada em São Paulo, onde trabalhei em hostel e voltei em 2018 disposta a  montar algo que vi como novidade no sudeste e que não existia em Arapiraca”, contou Ana Gisele.Foi assim que a palestrante resolveu investir em uma ideia inovadora na cidade do agreste alagoano que foi a abertura da loja Cana Caiana que vende caldo de cana saborizado, além de ser proprietária do Arapiraca Hostel. “Contei com uma rede de apoio formada por amigos que me ajudou nesses investimentos, mas não foi fácil e não podemos romantizar o empreendedorismo, quando se convive com pessoas, impostos e, agora  por último, a pandemia", explicou a empreendedora.Ela detalhou ainda que, durante  o lockdown teve que fechar as portas e passar por dificuldades que, somente agora, conforme falou, estão sendo sanadas.Ana Gisele ressaltou ainda que atua no ramo de aluguel de brinquedos infantis na cidade e montou a loja ao perceber a necessidade das  mães  e donas de casas não ter como entreter as crianças  nos momentos de ocupações profissionais.A palestrante enfatizou ainda que  o costume com vendas começou na escola. 

A relações públicas, Tânia Macedo afirmou que a iniciação ao empreendedorismo  foi com a venda do chamado “flau ouTânia Macedo, empreendedora e superintendente de Desenvolvimento Local da Prefeitura de Arapiraca sacolé” na feira pública de Arapiraca.”Estudava um horário e no outro vendia flau em lugar que tinha muita gente. Depois atuei nos ramos de  moda, gastronomia, cafeteria, parque aquático e de franquia em shopping center.Montei, em parceria com meu esposo que cuidava das finanças  a Gelato que era uma cafeteria que reunia casais para conversar e saborear os produtos oferecidos. Muitos casais se conheceram neste empreendimento”, disse Tânia. A palestrante, atualmente, exerce a função de superintendente de Desenvolvimento Local do município de Arapiraca e disse que atua no incentivo às pessoas das comunidades  no ensino às pessoas a gerar renda.Ela também contou experiências de marketing para alavancar as vendas dos produtos.

A contadora  Millane Almeida  declarou que investiu no empreendedorismo por necessidade e o sonho foi montar um escritório de contabilidade no bairro Clima Bom, em Maceió. Hoje com 43 anos, ela  disse que entrou no ramo aos 33 anos, depois de  trabalhar como celetista.”Trabalhei em empresas e, na última que era uma de contabilidade, atuei disposta a montar  o meu escritório. Tive muita força de vontade, para desistir", ironizou ao apresentar as dificuldades de se estabelecer com o negócio.Ela orientou os alunos a procurar obter conhecimento sobre o empreendimento e investimentos, principalmente, nas informações emitidas a partir da interna.”Procure os órgãos de orientação e de assistência  técnica, como o Sebrae.

Joseane Rocha, proprietário de uma ótica no bairro Benedito Bentes contou que nasceu em Major Isidoro e veio para Maceió aos 14 anos, mas  começou a trabalhar aos 12 anos na feira  do interior, vendedor verduras para pegar dinheiro para comprar uma calça jeans e,apesar de os pais imaginarem que ela seria  uma juíza ou médica a resistência e a continuidade em trabalhar vendendo produtos foram a maior prova de sua superação.Aos 19 anos, saia do Clima Bom para trabalhar em uma ótica no centro de Maceió. Em 2004 decidiu abrir a sua ótica no Benedito Bentes., uma aposta  para uma mãe com três filhos e pobre. ”Sempre fui inquieta, gosto de vender e de incentivar os comerciantes a acreditarem em seus sonhos. Joseane contou que, na condição de presidente da Associação dos Empreendedores do Benedito Bentes, o momento mais difícil foi durante a pandemia, quando o comércio fechou as portas e ela reuniu os comerciantes para manter os negócios funcionando com as precauções, 

A última palestrante foi a psicóloga Thalyta Angélica Martins que montou a clínica de saúde integrada Tranquilize, em 2022. A empreendedora disse que trabalhou por muito tempo como celetista na área administrativa, terminou a faculdade e percebeu que devia trabalhar na área de formação.”Era para ser uma salinha com um consultório, mas ampliou-se com ofertas de vários outros serviços”, declarou.A sede funciona na avenida de acesso ao Benedito Bentes, ao lado das Lojas Americanas.A palestrante  orientou aos alunos a procurar cursos de capacitação como suporte técnico para o crescimento profissional e para o empreendedorismo.