Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Com vídeos-aula, professor mantém didática do curso de Logística

Com vídeos-aula, professor mantém didática do curso de Logística

Docente tornou espaço em casa em sala de aulas de Matemática Fundamental, Estatística e Matemática Financeira

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 29/05/2020 09h51, última modificação: 29/05/2020 10h05
Reprodução Professor Wellington Manoel em aula online para alunos do curso técnico de Logística

A busca de alternativas de ensino diante da imposição do isolamento social devido à pandemia do coronavírus  que resultou na suspensão das aulas no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) tem sido a tônica das discussões pedagógicas no Campus Benedito Bentes nos últimos  três meses. Uma ação articulada que envolve a Direção-Geral, o Departamento de Ensino e as coordenações dos cursos técnicos subsequentes de Logística e Enfermagem gerou iniciativas que mantêm ativa a didática transmitida aos estudantes, apesar do distanciamento das salas de aula. Entre esses exemplos, destaca-se a proposta concretizada do professor Wellington Manoel, do curso de Logística, que já produziu 16 vídeos-aulas e expôs em um canal institucional criado na rede social You Tube.

A partir da deliberação dos professores em reunião na Coordenação do curso de Logística, o docente reservou um espaço em casa para transformar em sala de aula virtual e, a partir dele  produz, desde 31 de março deste ano, videos-aula usando periféricos, programas  no computador e aplicativos armazenados no telefone celular.

-Criamos uma conta institucional e logo na primeira publicação, os colegas professores do curso elogiaram a iniciativa e se surpreenderam por ela ter trazido resultados acima das expectativas, pois a situação ainda era muito embrionária. Quanto aos alunos, a receptividade tem sido positiva e alguns têm sugerido temas que  na medida do possível vou atendendo as sugestões”, declarou o professor.

A cada semana um vídeo é postando  sobre revisão de conteúdos abordados, antes  de ser declarada a pandemia. O assunto do 1º período é Matemática Fundamental, do 2º, Estatística e do 3º, Matemática Financeira. Já foram produzidos 16 vídeos com uma duração média de 45 minutos cada um o que totaliza 720 minutos ou 12 horas de aulas disponibilizadas de forma online para que os estudantes acessem  de qualquer lugar  e no tempo que lhes convier. “Até  o 15º vídeo vínhamos seguindo um padrão, porém neste última edição nos aprofundamos um pouco mais em conhecimento e trouxemos um layout mais profissional nos vídeos o que tem nos deixado mais motivados e animados. A gente se sente tão útil para o próximo que as dificuldades não são nada se comparada às mudanças que podemos gerar nesses jovens que  chegam até a nossa instituição e, consequentemente na sociedade, principalmente  neste atual cenário. E isso não tem preço, nem existe nada que  substitua”, ressaltou Wellington Manoel.

Nos vídeos, os estudantes dispõem de conteúdos sobre  Razão, proporção e Regras de Três Simples, Radiciação e Potenciação,Séries Estatísticas,Desconto Simples, População e Amostra e outros assuntos vinculados à Matemática Fundamental, à Estatística e à Matemática Financeira.

O acesso   é através do canal no Youtube do professor Wellington Manoel