Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Cartilha mostra a importância da participação estudantil no Concampi

Cartilha mostra a importância da participação estudantil no Concampi

Pesquisadora Rosiene Araújo investigou a participação estudantil nas decisões do campus e aplicou o manual de orientação junto ao corpo discente

publicado: 02/09/2021 14h21, última modificação: 02/09/2021 14h21

A importância da participação estudantil para a construção do ambiente escolar é descrita em uma cartilha educacional produzida pela mestre Rosiene Silva de Araújo que apresentou no dia 30 de agosto deste ano o produto educacional  em que avalia a atuação do conselho escolar dos campi (Concampi), órgão colegiado com a participação da comunidade. A defesa do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Ifal (ProEPT/iAL) de Rosiene Araújo teve a orientação do professor Nelson Vieira e foi avaliada pela banca examinadora formada  por Ruth Vasconcelos Lopes Ferreira e Fábio Francisco de Almeida Castilho.

O objetivo  da pesquisa foi o de investigar como os estudantes enxergam a forma pela qual a unidade de ensino é gerida, bem como, compreender como foi a participação dos mesmos no processo de implementação do conselho de campus da escola analisada e se há intenção por parte deles em participar dos processos decisórios.

A atividade foi realizada  no Campus do Ifal -Marechal Deodoro que possui, segundo dados coletados pela autora  1.332 alunos, dos quais 1.103 cursam o ensino médio integrado. Para  investigar a relação entre o conselho escolar e os discentes, foram aplicados questionários e entrevistas com alunos, representantes do movimento sindical e  do grêmio estudantil. O trabalho culminou com a produção de uma cartilha para orientar a comunidade escolar sobre a importância do  conselho escolar e a participação do corpo estudantil no engajamento ao órgão colegiado.

Como resultados da pesquisa,  a mestre constatou o baixo conhecimento dos alunos em relação ao órgão colegiado e à necessidade de aproximação dos mesmos com a gestão da unidade de ensino, uma vez que, para ela,  os entrevistados se reconhecem como excluídos dos processos decisórios.

Em relação à cartilha, produzida como uma ferramenta para que os estudantes busquem participar de forma engajada do conselho de campus, a expectativa da mestre é de que o corpo discente consiga enxergar a necessidade de exercer a sua cidadania de maneira ativa, atuando e fiscalizando o serviço oferecido pela instituição escolar da qual fazem parte, e, por conseguinte, dos demais serviços públicos dos quais fazem uso.

Ao serem analisados os dados, a pesquisa constatou que 77% dos  estudantes não conhecem a atuação do Concampi. Somente 16% do total de estudantes escolheram seu representante no colegiado, mas 48% votaram na última eleição para diretor da unidade de ensino .Também é alto o percentual  do corpo discente que não conhece o orçamento da escola. Porém, 82% consideraram importante a elaboração da cartilha como instrumento de cidadania e de participação nas decisões  do campus.