Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Campus certifica participantes do curso de Microempreendedor Individual do programa Qualifica Mais Progredir

Evento foi marcado por duas solenidades para contemplar as turmas dos períodos da manhã e da noite

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 10/06/2022 16h55, última modificação: 16/12/2022 15h18
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Certificação dos(as) estudantes ocorreu na manhã desta sexta-feira (10).

Certificação dos(as) estudantes ocorreu na manhã desta sexta-feira (10).

A sexta-feira no Campus Benedito Bentes foi de certificação dos novos microempreendedores individuais que participaram do curso ministrado na unidade de ensino e  vinculado ao programa Qualifica mais Progredir. Duas solenidades ocorreram: a primeira pela manhã e  a segunda à noite com participação das pessoas certificadas, instrutores, coordenadores,  supervisores e dirigentes do campus.

O curso é inserido no programa Qualifica Mais Progredir, iniciativa do governo federal voltada para a ofertas de cursos de qualificação gratuitos aos beneficiários do Auxílio Brasil, programa social que substituiu o programa Bolsa Família.  O Qualifica Mais Progredir integra o Plano Progredir, que busca a inclusão no mercado de trabalho e ampliação de renda do público assistido pela rede de proteção social. O intuito é oferecer capacitações com foco em formar microempreendedores individuais e auxiliar a inclusão produtiva no mercado de trabalho de beneficiários do Auxílio Brasil. Em Alagoas, o programa prevê o atendimento de 1300 estudantes no curso de formação inicial em micro empreendimento individual(MEI) de forma gratuita nos campi de Arapiraca, Benedito Bentes e Maceió.

No período da manhã,  a  solenidade de certificação do curso de Microempreendedor Individual, ministrado pelo Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ocorreu na manhã desta sexta-feira (10) no auditório da unidade de ensino. A mesa solene foi composta por Max Manhas que representou a Direção-Geral do campus,  Ilka de Carvalho, coordenadora do programa em Alagoas, José Daniel Souza Filho- supervisor do programa no Campus Benedito Bentes, o vereador Brivaldo Marques vereador por Maceió e Roseane Bernardino - representante dos estudantes.

O supervisor do programa no campus, Daniel Souza  congratulou com os concluintes e apontou exemplo de perseverança na vida dos participantes ."Vocês nos deram força para continuar o programa com êxito", declarou.

A certificada Rosane Bernardino , que trabalha com organização de eventos disse que  a oportunidade para ela foi gratificante porque pretende montar a sua empresa, a partir do aprendizado no curso.

A coordenadora do programa, Ilka Carvalho deu os parabéns aos participantes pela superação dos desafios e desejou que: “esse fruto frutifique na vida de vocês, porque esse é o primeiro objetivo do curso”, acrescentou

Para Max Manhas, essa oportunidade foi gratificante. Nós somos vitoriosos. Muitos vocês vieram para cá foi um novo desafio para nós”, declarou.

Cerimônia noturna

No período noturno, a mesa solene foi composta pelo diretor-geral do campus Alexandre Bonfim, pela coordenadora  do programa Ilka Carvalho, pela coordenadora Nailena Maika, pelo supervisor no campus, Wellington Manoel, o coordenador Altenis Calheiros, professora Evelyn, uma representante dos alunos do curso noturno. Depois da composição da mesa os estudantes foram chamados para receber a certificação.

Solenidade no período noturno

O supervisor do campus Benedito Bentes, Wellington  Manoel, em seu discurso, comentou alguns momentos do curso e falou:. “o que move o coração de um professor é você  ter o orgulho de entregar um certificado de conclusão com a melhor confissão daquilo que está em sua volta". A coordenadora do programa, Ilka Carvalho agradeceu a equipe do campus. ”É muito significativo o que acontece hoje neste auditório. Trata-se da primeira turma deste curso que está se formando”, declarou.  A estudante representante da turma enfatizou que o momento é uma oportunidade única para a turma. ”Houve quem duvidasse da nossa capacidade de vencer, mas  quando  se  busca  um  objetivo com o coração e superação, a gente consegue enfrentar tudo”.

O diretor-geral Alexandre Bonfim Barros ressaltou que o empreendedorismo é a mola propulsora  fundamental para o país. ”Esse curso abre  um espaço de facilidades na vida de vocês. Muitos já realizam algumas atividades que podem ser  ampliadas e formalizadas e, inclusive participar de licitações”, declarou o dirigente que  deu os parabéns aos participantes pela persistência e à equipe que organizou e iniciou o curso ainda com a pandemia em alta.

Após a solenidade, houve uma comemoração entre os participantes, dirigentes, professores e colaboradores no pátio do campus..