Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Caderno sobre temática sistema prisional na sala de aula é mais uma defesa PE no ProfEPT/iFAL

De autoria do mestre Rafael Félix, pesquisa leva discussão sobre ambiente carcerário à sala de aula do ensino médio integrado do Ifal

publicado: 01/09/2021 15h56, última modificação: 01/09/2021 15h56
Exibir carrossel de imagens Reprodução Capa do Caderno Reflexivo sobre o sistema prisional discutido em sala de aula

Capa do Caderno Reflexivo sobre o sistema prisional discutido em sala de aula

Um Caderno Reflexivo em torno do debate sobre o sistema prisional nos livros didáticos e salas de aula do componente curricular de Sociologia no  Instituto Federal de Alagoas foi apresentado como 26º produto educacional (PE do programa de mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ofertado no Campus Benedito Bentes. O autor da pesquisa é o mestre Rafael Félix Leite, da turma 2018 do ProfEPT/Ifal. A pesquisa, defendida no dia 23 de agosto passado, foi realizada no Campus Maceió, a partir da proposição de material paradidático destinado ao  ensino técnico integrado ligado ao conteúdo programático .

Para Rafael, o trabalho visa ainda ampliar o conhecimento sobre o sistema prisional e as formas de trabalho na sociedade contemporânea, por meio do reconhecimento do  trabalho prisional. O material gráfico, que consiste de um caderno reflexivo,   propõe-se a  colaborar com a superação de estigmas e preconceitos que incidem sobre a naturalização de desigualdades vivenciadas pela população carcerária..

“Foram aplicados questionários a dez professores de Sociologia dos diversos campi do  Ifal. Cinco professores do Campus Maceió foram entrevistados e doze estudantes do curso de Estradas dessa mesma unidade responderam os questionários. A partir da análise dos dados, avaliou-se que  a discussão sobre o sistema prisional possibilita espaços reflexivos que representam um esforço na superação da desigualdade.

O produto educacional tem como título Crime, sistema prisional e trabalho prisional e teve a orientação da professora  Beatriz Medeiros de Melo. A banca examinadora foi composta por. Elaine Cristina Pimentel Costa (UFAL), Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti (ProfEPT/IFAL) e. Rossana Viana Gaia (ProfEPT/IFAL).

Como resultados dos questionários aplicados a docentes, concluiu-se que  a superlotação, o racismo,  a pobreza, a falta de celeridade nos processos, dificuldade de acesso à educação e a falta de higiene no sistema prisional  são os problemas  vinculados ao sistema prisional. O  foco da pesquisa nunca foi discutido e estudado por 83% dos alunos entrevistados.

Entre as considerações feitas por Rafael Leite, depois do processo investigativo, foram as de que  o trabalho contribui como investimento  que se justifica pela concepção de educação adotada e defendida, a possibilidade de   contribuir com o debate junto à sociedade e de  auxiliar  para que o ambiente penitenciário se torne menos nocivo.