Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Artigo de alunas do curso de Logística é aprovado no maior evento nacional de Engenharia de Produção
conteúdo

Notícias

Artigo de alunas do curso de Logística é aprovado no maior evento nacional de Engenharia de Produção

Julia Gabriele da Silva Oliveira,Thalita Maria da Silva Pinto e Wedna Maria Santos Vieira pesquisaram sobre o funcionamento do Self Storage (auto-armazenamento) em Maceió

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 22/07/2021 11h45, última modificação: 22/07/2021 11h45
Exibir carrossel de imagens Arquivo pessoal Julia Gabriele da Silva Oliveira,Thalita Maria da Silva Pinto e Wedna Maria Santos Vieira, autoras do artigo aprovado pelo 41º Enegep

Julia Gabriele da Silva Oliveira,Thalita Maria da Silva Pinto e Wedna Maria Santos Vieira, autoras do artigo aprovado pelo 41º Enegep

O Campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estará representado no maior evento nacional na área de Engenharia de Produção, o 41º Enegep, organizado pela Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro)  e reúne a comunidade acadêmica, pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores, engenheiros, administradores e demais profissionais atuantes na Engenharia de Produção. A estimativa é de que mais de 2 mil participantes estejam presentes, de modo virtual no evento, incluindo as estudantes  do curso técnico subsequente de Logística da unidade de ensino do Ifal, Julia Gabriele Da Silva Oliveira,Thalita Maria Da Silva Pinto e Wedna Maria Santos Vieira que tiveram o artigo intitulado “Análise da Operação de Self Storage: Um Estudo de Caso das Empresas da Cidade de Maceió-AL”  aprovado pela organização do evento. O evento nacional ocorrerá   de 18 a 21 de outubro tendo como tema: “Contribuições da Engenharia de Produção para a Gestão de Operações Energéticas Sustentáveis”

O estudo  teve o  objetivo analisar os processos logísticos em empresas da capital alagoana que oferecem o serviço de Self Storage (sistema de auto-armazenagem), destacando as semelhanças e diferenças com relação às suas operações. Os resultados apontaram  o crescimento deste tipo de serviço com amplas possibilidades de crescimento. Contudo, as alunas-pesquisadoras se deparam com  a falta de conhecimento do modelo de atividade logística por parte do público-alvo. O trabalho é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  das estudantes.

"O Enegep é um dos principais eventos nacionais que abordam o tema da Logística, o que torna essa aprovação uma grande conquista para nossas alunas, para o curso técnico em Logística, para o Campus Benedito Bentes e para o Ifal como um todo. Júlia, Thalita e Wedna foram alunas que, desde o primeiro semestre, vivenciaram ao máximo as experiências e oportunidades que o instituto propicia aos seus alunos. Participaram de monitorias, projetos de ensino, visitas técnicas, e fecharam o ciclo com um TCC aprovado com excelência pela banca. TCC esse que tive o prazer de orientar e diante da qualidade do trabalho, indicar a submissão para um evento desse porte, e agora fomos agraciados com a notícia da aprovação”, declarou o professor Diego da Guia, orientador da pesquisa.

“Durante a produção do TCC foi um mix de medo de não conseguirmos ir até o fim e concluir, alívio e também felicidade por termos conseguido. No momento só sentimos gratidão pelos ensinamentos que obtivemos no IFAL. Em relação à aprovação nesse evento, estamos muito felizes por termos a conquistado, e estamos muito ansiosas pelo evento em si”, disse  a estudante Wedna Maria Vieira.

Estudo de caso

Boxes do sistema Self Storage de uma das empresas pesquisadas

O Self Storage é um sistema de autosserviço que teve seu início na década de 60, nos Estados Unidos da América (EUA), na qual o cliente aluga um box de diversos tamanhos, guardando pertences como móveis, documentos, estoques de produtos, entre outros, e o tranca, levando consigo a chave. O acesso ao serviço é privativo, em ambientes seguros, monitorados e acessíveis. Em Maceió,  as pesquisadoras identificaram três empresas que adotam o serviço: a Guarde In Box, Guarde Mais e StockMais.

O artigo  aponta que a  primeira empresa, Guarde In Box, localizada na parte baixa de Maceió, foi fundada no ano de 2016 tendo como objetivo atender as necessidades de pessoas que precisavam de um espaço extra para guardar seus produtos ou materiais, com a máxima privacidade e confiabilidade. O sistema atende a pessoas físicas e jurídicas que podem armazenar produtos como: mudanças, móveis/arquivos, reformas, coleções, objetos de lazer e presentes de casamentos. As pessoas jurídicas guardam  documentos, guarda volumes, ponto de apoio logístico, estoques de mercadorias, móveis/arquivos e reformas. A Guarde Mais,  que tem matriz em Curitiba-PR, é recente na capital alagoana  e,  por meio de sua rede, oferece uma grande variedade de serviços em auto armazenagem, tais como: guarda de estoque, automóveis, móveis, arquivos, volumes, mercadorias e muito mais. A StockMais atua em Maceió desde 2017 e é a pioneira especializada em Self Storage. 

Como Funciona

As estudantes explicam no artigo que “o serviço de Self Storage nas empresas pesquisadas funciona por meio do auto armazenamento, em que tudo é especificado em um contrato entre empresa e cliente. Neste contrato fica acordado que o próprio cliente é responsável pela chave de seu box e também pela movimentação e armazenagem de seus produtos, ou seja, o cliente tem livre acesso ao box a partir do momento que assina o contrato, e só ele tem autorização para movimentar os produtos que estão no seu box”.

Por esse meio, o cliente abre seu box e leva seus produtos sem precisar da autorização da empresa que, por sua vez, oferece equipamentos de movimentação como carrinhos de cargas e escadas como auxílio de locomoção. Objetos de valores, drogas ilícitas, joias e seres vivos são proibidos de serem armazenados. Os boxes são oferecidos vazios e os tamanhos variam  de acordo com a preferência dos clientes. Os contratos têm duração mínima de um mês e máxima de um ano.

As estudantes concluíram que o serviço tem registrado um crescimento considerável, mas as empresas alegam falta de conhecimento deste mercado em Alagoas e atribuem as causas à crise econômica e à pandemia do coronavírus. Nos relatos colhidos junto às empresas, os representantes alegaram também que a falta de confiança no serviço por parte da população  tem sido um entrave à expansão da procura pelo Self Storage. A pouca concorrência foi um fator positivo apontado pelos empreendedores pesquisados. No entanto, a falta de conhecimento do produto pela população é visto como ponto negativo  pelas empresas.

 “Todos nós que fazemos o curso de Logística e o Campus Benedito Bentes ficamos muito felizes com resultados como esse e por acompanhar de perto o crescimento e trajetória dessas alunas”, destacou o professor Diego da Guia.