Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Campus Batalha comemora 100% das turmas em andamento no ensino remoto

Campus Batalha comemora 100% das turmas em andamento no ensino remoto

Unidade é a primeira do Ifal a retomar as atividades em todos os cursos e séries

por Roberta Rocha publicado: 01/10/2020 22h14, última modificação: 01/10/2020 22h26

Todas as 11 turmas dos cursos técnicos integrados e subsequentes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Batalha estão em aula remota. A unidade é a primeira do Ifal a implantar o ensino remoto emergencial em 100% do campus e a comunidade acadêmica tem comemorado os resultados positivos da experiência.

De acordo com o diretor-geral Marcos Serafim, a adesão às atividades iniciais oscilou entre 85 e 90%, mas a totalidade do alunado deve ser alcançada em breve, a partir das políticas de conectividade em andamento.

O campus possui 344 discentes matriculados. Desses, 211 foram contemplados nos editais do Auxílio Conectividade e Projeto Alunos Conectados, programas de concessão de benefícios a estudantes com dificuldades de acesso à internet. A entrega dos tablets, que é uma das iniciativas previstas nos editais, já começou.

Recomeço gradual - "O campus vem trabalhando desde abril nesse retorno. Havia uma angústia por fazer alguma coisa e a ideia saiu principalmente da Direção de Ensino, que organizou e operacionalizou a retomada com as coordenações", explica Serafim.

A primeira experiência com o ensino remoto do Campus Batalha ocorreu por meio da realização da "SEMAGROBIO: V Semana de Agroindústria e I Semana de Biotecnologia", no último mês de junho. O evento ocorreu totalmente on-line, pela plataforma Moodle e contou com a participação de palestrantes e alunos de diversos estados do Brasil.

Com o sucesso do empreendimento, a pedido dos próprios alunos, foi implementado o Projeto Enem, atendendo turmas dos 3º e 4º anos do curso técnico integrado em Agroindústria no processo de revisão dos conteúdos ministrados com foco na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio.

O desafio seguinte da equipe foi definir a plataforma virtual na qual alunos e professores poderiam interagir, assistir às aulas e realizar atividades avaliativas. Após testes e discussões entre o corpo docente, o grupo decidiu adotar o Google Classroom e os demais aplicativos oferecidos pelo G Suite.

Além da escolha de uma plataforma acessível e intuitiva, a equipe de professores também se dedicou à participação nos cursos de ferramentas tecnológicas oferecidos pelo Ifal. Em seguida, junto com os coordenadores, atuaram no treinamento dos discentes para utilização do Google Classroom. E, por fim, os casos particulares de alunos ou professores com dificuldade de acesso foram atendidos de forma individualizada pelo campus, de modo a dar fluidez ao processo.

"Apesar de todas as limitações, a equipe de técnicos e docentes sempre abraçou a causa, sem medir esforços para que os alunos pudessem continuar tendo um ensino de alta qualidade, marca registrada do Ifal Campus Batalha", afirma a coordenadora do curso de Agroindústria, Luana Cypriano.

O feito de ter estudantes e docentes integrados e em plena atividade em todas as turmas, em apenas um mês desde a aprovação do ensino remoto emergencial no Ifal, é motivo de orgulho para a gestão do Ifal Batalha, que acredita ter acertado nas decisões envolvidas na retomada do vínculo institucional.

"Não há método ou espaço de aprendizagem ideais. Há experimentos. Há provocações. Há formas de interferências nos desejos e nas motivações de cada um. O processo de ensino e de aprendizagem é um construto provocador, que não se furta de estar associado aos caracteres da realidade atual, marcada pela distância dos atores envolvidos. Essa distância provoca inevitavelmente o trabalho remoto, o virtual, provoca a ruptura da linearidade do tempo. Portanto, fugir da disposição virtual entre pessoas e máquinas é negar o tempo, é aprimorar a saudade do que não existe mais, é desprestigiar o encontro em nome da solidão improdutiva", opina o diretor-geral.

Ensino remoto no Ifal BatalhaAnsiedade com a volta às aulas -  Para estudantes do Ifal Batalha, estar em aula, mesmo em ambiente virtual, tem sido uma chance de reestabelecer o contato não apenas com conteúdos, mas com pessoas queridas da convivência, como os colegas de classe e professores.

O aluno do 4° ano de Agroindústria Admilton Lima Júnior guarda as recordações do momento do reencontro. "Eu lembro que na primeira reunião muitos estudantes abriram as câmeras, alguns ainda tímidos. Os professores estavam com as câmeras abertas, os assistentes de alunos, os coordenadores. Eu tive essa sensação de reencontro, daquelas pessoas que eu convivia diariamente, principalmente da minha turma que vamos completar 4 anos juntos. O ensino remoto seria uma forma também posso dizer de matar essa saudade", comenta.

No entanto, o estudante está ciente dos desafios que o novo modelo implica. O retorno às aulas no formato on-line vem exigindo ainda mais comprometimento e disciplina. "Eu já tinha me acostumado com uma rotina diferente, sem aulas. Nesse ponto, o Ifal Campus Batalha mostrou-se presente, preparando palestras motivacionais e de orientações  sobre como se daria esse retorno das aulas no modelo virtual, visando o melhor para nós, alunos", destaca Admilton.

A aluna do 2° ano de Agroindústria Sophia Freitas da Rocha sentiu a mesma dificuldade em recuperar o ritmo de estudos depois de tantos meses sem atividades acadêmicas. Mas considera o retorno empolgante. “As aulas remotas, por mais que sejam ainda só vinte minutos cada aula estão sendo muito boas e interativas. Antes eu ficava o dia todo sem fazer nada, agora eu fico ansiosa pra rever os professores e brincar um pouco com eles também. Por mais que seja uma nova realidade, está dando pra acompanhar bem os assuntos e fazer todas as atividades”.