Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Notícias > Batalha Literária 2020 divulga resultado do Concurso de Contos

Batalha Literária 2020 divulga resultado do Concurso de Contos

Quinze estudantes escreveram contos para a competição cultural

publicado: 23/06/2020 11h01, última modificação: 23/06/2020 11h01

A comissão organizadora do Concurso de Contos – Batalha Literária 2020 divulgou nesta terça-feira, 23 a lista de trabalho premiados. Ao todo, foram 15 contos concorrentes, avaliados por uma banca de membros internos e externos à comunidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

O concurso teve a finalidade de estimular e valorizar a leitura e a produção literária de jovens autoras e autores, durante este período atípico de isolamento social. Além disso, os participantes concorreriam certificados de participação e kits de livros, uma oficina de criação literária com o poeta e contista Nilton Resende.

Outros dois prêmios especiais do júri, concedidos na forma de kits com obras do romancista Antônio Torres e do poeta e contista Nilton Resende, homenageados nesta primeira edição. Os classificados entre o sexto e o décimo lugares receberão certificados de menção honrosa.

Participaram da avaliação dos trabalhos Gicele Rose dos Santos Oliveira e Marcos Henrique Lucena Serafim, respectivamente assistente de alunos e diretor-geral do Campus Batalha; Nilton Resende, escritor e professor de Literatura da Universidade Estadual de Alagoas; Tereza Cristina Cavalcanti, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Vanusia Amorim, professora de Língua Portuguesa do Ifal/Campus Satuba; e Antônio Torres, escritor, romancista, membro da Academia Brasileira de Letras, além de ocupante da cadeira n.º 23, que tem José de Alencar como patrono e Machado de Assis como fundador.

A cerimônia de premiação será realizada após o retorno às atividades presenciais na unidade. Confira os premiados:

• 1.º lugar: “Cartas para Anelise”

Autora: Natália Alves Melo

Pseudônimo: Mel Albuquerque

Prêmio: certificado de participação + box com a coleção completa de livros da saga “Harry Potter”, de J.K. Rowling + livro “25 contos de Machado de Assis”, seleção de Nádia Battella Gotlib + oficina online de escrita literária com o escritor e professor Nilton Resende.

• 2.º lugar: “Subliminar”

Autora: Letícia de Melo Gomes

Pseudônimo: Jane Ives

Prêmio: certificado de participação + livro “Melhores Contos – Machado de Assis”, seleção de Domício Proença Filho + livro “Circuito fechado”, de Ricardo Ramos + livro “Quarto de despejo”, de Carolina Maria de Jesus + oficina online de escrita literária com o escritor e professor Nilton Resende.

• 3.º lugar: “E se...”

Autora: Bruna Eduarda Melo Siqueira

Pseudônimo: Lizzie Martin

Prêmio: certificado de participação + livro “Cartas”, de Graciliano Ramos + livro “O conto da aia”, de Margaret Atwood + oficina online de escrita literária com o escritor e professor Nilton Resende.

• 4.º lugar: “Eu sou a Lara Dabbagh”

Autor: Matheus Henrique Pereira Santos

Pseudônimo: Futurista

Prêmio: certificado de participação + livro “Becos da memória”, de Conceição Evaristo +  oficina online de escrita literária com o escritor e professor Nilton Resende.

• 5.º lugar: “Oi, meu nome é Gabriela”

Autora: Joana Vitória Agra Santos

Pseudônimo: Lilly

Prêmio: certificado de participação + livro “Querem nos calar”, organizado por Mel Duarte + oficina online de escrita literária com o escritor e professor Nilton Resende.

Prêmio Especial do Júri Escritor Antônio Torres:

Conto: “Cartas para Anelise”

Autora: Natália Alves Melo

Pseudônimo: Mel Albuquerque

Prêmio Especial do Júri Escritor Nilton Resende

Conto: “Jerry”

Autora: Bruna Eduarda Melo Siqueira

Pseudônimo: Lizzie Martin

Menções honrosas:

Conto: “A fazenda”

Autor: Gabriel Lima Dantas

Pseudônimo: Guilherme Duarte