Você está aqui: Página Inicial > Campus > Batalha > Ensino > Biblioteca
conteúdo

Biblioteca

por José Júnior publicado 07/04/2020 14h37, última modificação 15/09/2022 08h22

A biblioteca foi criada, com o objetivo de proporcionar suporte informacional, ao desenvolvimento das atividades educacionais acadêmicas do ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Alagoas campus Batalha.

Possui um acervo diversificado de livros, periódicos, CDs, DVDs e trabalhos acadêmicos. Atualmente o acervo dispõe de 477 títulos e 1054 exemplares. O sistema de gerenciamento utilizado é o SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - Módulo Biblioteca.

Disponibiliza serviços online referentes ao seu acervo físico, para utilizá-los, é necessário que o aluno, docente ou técnico administrativo cadastre uma senha específica no SIGAA.  A partir do cadastro online no SIGAA, é possível pesquisar material no acervo e renovar empréstimos por até cinco vezes sem ir até a biblioteca do campus. Na pesquisa online de material, o usuário deve especificar que a busca é na unidade Batalha. Caso contrário, os resultados incluirão os acervos de todos os campi do IFAL.

Disponibiliza também em seu sítio institucional, o acesso a Biblioteca Virtual Person,  que pode ser acessada em qualquer computador com internet, tablet ou smartphone, sem ser necessário estar no ambiente do IFAL. Para ter acesso é necessário estar cadastrado no SIGAA e utilizar seu login e senha.

Informações gerais

Horário de atendimento do setor: De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 17:00.


Equipe: 

  • Cristina Maria da Silva Bastos - Bibliotecária
  • Sanderson Bezerra de Oliveira - Auxiliar de biblioteca

Contato: +55 82 2126-6226
E-mail: bibliotecaifalbatalha@gmail.com. 

Cadastro

Toda a comunidade acadêmica e administrativa do IFAL, campus Batalha, munida de vínculo institucional com a instituição terá direito a utilizar todos os serviços que a biblioteca oferece, mediante um cadastro feito no SIGAA. Para ter acesso ao empréstimo domiciliar, o usuário deverá estar devidamente ativo no SIGAA e criar uma senha específica para a biblioteca, fazer seu cadastro na biblioteca ou através do SIGAA - módulo Biblioteca de qualquer local com acesso a internet.

Para a comunidade em geral, sem vínculo institucional, é ofertado o espaço para leitura e pesquisa no acervo geral, não tendo acesso aos demais serviços da biblioteca.

Acesso e utilização

Ao entrar na biblioteca o usuário deverá:

  • Zelar pelo espaço físico e pelos bens patrimoniais institucionais (materiais bibliográficos, equipamentos eletrônicos, mobiliário, etc);
  • Não consumir bebidas ou quaisquer tipos de alimentos na área de estudos e terminais de pesquisa;
  • Reduzir o tom de voz e não prejudicar os leitores;
  • Colocar o celular no modo silencioso;
  • Efetuar renovações e devoluções dos livros no prazo estipulado;
  • Não é permitido retirar os equipamentos eletrônicos do lugar. (não mexer no cabeamento).
  • Solicitar auxílio do funcionário sempre que necessário.

 

Empréstimo domiciliar

Usuário Quantidade de itens Prazo
Docentes 05 21 dias
Discentes 05  14 dias
Técnico Administrativo 05 14 dias

 

Observações:

Reserva de material bibliográfico: o livro que estiver sido devidamente reservado não poderá ser renovado, deverá ser devolvido e retido por até 24 horas para retirada pelo usuário em espera (que receberá um e-mail informando a chegado do livro na biblioteca), o não comparecimento no prazo estipulado após 48 horas decorridas, a obra será liberada para a próxima reserva ou devolvida ao acervo geral.

Para os materiais devolvidos fora do prazo estabelecido ocorrerá a suspensão do empréstimo do usuário proporcionalmente à quantidade de itens e de dias atrasado. O usuário que estiver com livro em atraso em seu poder ficará impossibilitado de fazer um novo empréstimo até que seja cumprido o prazo da suspensão.

No caso de obras não devolvidas, perdidas, danificadas ou extraviadas o usuário deverá ressarcir a obra à biblioteca. Para mais informações, procure o Bibliotecário.

Normalização de trabalhos acadêmicos e/ou científicos

 

Normalizando: Manual de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

Normativas

Regulamento de materiais de doação para a biblioteca do IFAL