Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Inscrições abertas: saiba mais sobre os cursos técnicos do Ifal Arapiraca
conteúdo

Notícias

Inscrições abertas: saiba mais sobre os cursos técnicos do Ifal Arapiraca

Ifal Arapiraca oferta 224 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio e cursos subsequentes, para quem busca somente a formação técnica
por Elaine Rodrigues publicado: 12/01/2021 11h15, última modificação: 12/01/2021 11h37
Exibir carrossel de imagens São 224 vagas em Arapiraca, em três cursos técnicos

São 224 vagas em Arapiraca, em três cursos técnicos

Estão abertas as inscrições para 224 vagas em cursos técnicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca. O campus oferece três cursos técnicos, Eletroeletrônica, Informática e Logística. Os cursos seguem o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, do Ministério da Educação.

Para quem busca um curso técnico com a formação do ensino médio, é possível se inscrever em Eletroeletrônica ou Informática, nos turnos da manhã ou tarde. Quem possui o ensino médio ou vai terminar até a data da matrícula (o edital da matrícula com a data deve ser publicado no dia 26 de fevereiro), pode se inscrever para o curso de Eletroeletrônica ou Logística, os dois com aulas à noite.

Confira abaixo os diferentes perfis profissionais e as possibilidades de atuação para cada curso técnico.

Veja os editais e se inscreva no processo seletivo do Ifal!

Técnico em Eletroeletrônica

São 224 vagas em Arapiraca, em três cursos técnicosModalidades

Integrado ao ensino médio

Duração – 3 anos

Turnos – matutino ou vespertino

Subsequente

Duração – 2 anos

Turno - noturno

O concluinte no curso de técnico em Eletroeletrônica planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais.

Projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos.

Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas.

Elabora, desenvolve e executa projetos de instalações elétricas em edificações em baixa tensão.

Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletroeletrônicos.

Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão.

Inspeciona componentes, produtos, serviços e atividades de profissionais da área de eletroeletrônica.

Poderá ter atuação em Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas eletroeletrônicos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos eletroeletrônicos. Indústrias de transformação e extrativa em geral.

Técnico em Informática

Modalidade

Integrado ao ensino médio

Duração – 3 anos

Turnos – matutino ou vespertino

O concluinte no curso integrado em Informática instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral. Instala e configura redes de computadores locais de pequeno porte. Poderá ter atuação na prestação autônoma de serviço e manutenção de informática. Empresas de assistência técnica. Centros públicos de acesso à internet. 

Técnico em Logística

Modalidade

Subsequente

Duração – 1 ano e meio

Turno – noturno

O concluinte no curso subsequente em Logística realiza procedimentos de transportes, armazenamento e distribuição das cadeias de suprimentos. Agenda programa de manutenção de máquinas e equipamentos. Supervisiona processos de compras, recebimento, movimentação, expedição e distribuição de materiais e produtos. Presta serviços de atendimento aos clientes. Poderá ter atuação em instituições públicas, privadas e do terceiro setor.