Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Inscrições abertas para a 3ª etapa do Auxílio Conectividade e projeto Alunos Conectados

Estudantes interessados devem responder questionário socioeconômico e enviar documentação
por Elaine Rodrigues publicado: 24/09/2020 15h03, última modificação: 09/10/2020 09h25
Terceira etapa é voltada para quem não participou ou não foi beneficiado por editais da Assistência Estudantil

Começa esta semana mais uma etapa do processo para garantir ajuda aos estudantes com dificuldades em participar do ensino remoto emergencial adotado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O campus Arapiraca divulgou o edital de seleção para o Auxílio Conectividade e o projeto Alunos ConectadosEsta etapa é voltada para estudantes em condições de vulnerabilidade socioeconômica que não participaram ou não foram beneficiados nos editais anteriores da Assistência Estudantil (2019/2020).

Para esta etapa serão ofertadas 58 vagas para cada modalidade detalhada no edital. O projeto Alunos Conectados é uma iniciativa do Ministério da Educação e vai disponibilizar chips telefônicos com pacotes de dados móveis de 40 GB das operadoras Oi e Claro aos estudantes. Já o Auxílio Conectividade possui duas modalidades. Na primeira, é concedido o auxílio financeiro de R$ 70 mensais para a contratação de serviço de internet fixa ou móvel. Caso esse valor não seja suficiente, o estudante deve preencher um termo de adesão que justifique a necessidade superior aos R$ 70 com orçamento, boleto ou nota fiscal da empresa (é preciso ter o CNPJ da empresa).

A segunda modalidade garante a doação de tablet para acesso à internet ou auxílio financeiro de R$ 600 para a aquisição de um tablet. Nesse caso, o edital lista as especificações mínimas para o equipamento.

Requisitos

De acordo com o edital, podem se inscrever para receber o Auxílio Conectividade os estudantes que declarem:

Não possuir contrato ativo de internet residencial;

Ter dificuldades financeiras para manutenção do serviço de internet existente;

Não possuir conexão própria à internet, dependendo de redes de terceiros para se conectar;

Possuir conexão própria com a internet, mas com acesso limitado ou instável, necessitando de outra rede para acesso rápido;

Ou não possuir equipamento adequado e disponível para acesso à internet.

E podem ser contemplados com o projeto Alunos Conectados estudantes com renda per capita de até meio salário mínimo vigente.

Inscrições

Para fazer a inscrição, o estudante precisa preencher o questionário socioeconômico até o dia 2 de outubro (neste link)  e enviar a documentação necessária para o e-mail até o dia 4 de outubro. O e-mail (um único e-mail) deve conter como assunto: EDITAL SELEÇÃO AUXÍLIO CONECTIVIDADE/PROJETO ALUNOS CONECTADOS. No corpo do e-mail devem conter o nome completo do estudante, curso que está fazendo, ano de entrada no Ifal, ano/módulo ou período do curso que está em andamento. Os documentos necessários a serem enviados em anexo no e-mail estão listados no edital.

O resultado preliminar da seleção deve ser publicado no dia 9 de outubro.

Prestação de contas

Os estudantes que forem selecionados precisarão prestar contas quanto à utilização dos recursos recebidos, com a documentação que comprove a contratação de recursos e/ou serviços e a nota fiscal de aquisição do tablet, quando for o caso (em caso de não comprovação, o valor deverá ser devolvido por meio da Guia de Recolhimento da União). Comprovantes mensais dos serviços utilizados também devem ser guardados.

Dúvidas podem ser respondidas pelo e-mail .

Acesse o edital completo!