Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal leva curso de Eletricista à comunidade de acolhimento a dependentes químicos

Encerramento do curso com entrega de certificados está marcado para a próxima sexta-feira
por Elaine Rodrigues publicado: 14/09/2021 11h56, última modificação: 14/09/2021 11h59
Exibir carrossel de imagens Atividades começaram no início de janeiro

Atividades começaram no início de janeiro

Um grupo de cinco estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com orientação da professora Renata Pereira, do Campus Arapiraca, ministraram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão para cerca de 35 integrantes da Comunidade Terapêutica Nova Vida, que fica na Vila Bananeira, em Arapiraca.

Atividades começaram no início de janeiroForam 92 horas de curso, muitas atividades para treinar as lições dadas e um aprendizado que vai além da área de Eletroeletrônica. “O curso cumpriu sua função principal, que é a função social. O objetivo da extensão é impactar na comunidade externa de forma positiva. Portanto, o curso trouxe uma experiência enriquecedora para os estudantes que o ministraram, pois puderam repassar os conhecimentos adquiridos de forma prática para pessoas que realmente precisam, tanto de uma injeção de ânimo durante sua recuperação, quanto de novas perspectivas de vida”, ressaltou Renata.

Atividades começaram no início de janeiroDuas vezes por semana e até aos sábados, os estudantes do Ifal estiveram na comunidade para passar conhecimentos aos participantes do curso. Ademir Gomes da Silva, Emanuel França de Araújo, Rafael Augusto da Conceição, Clebson Luis da Silva e Aginaldo dos Santos Soares participaram da atividade e são concluintes do curso técnico em Eletroeletrônica. “Segundo eles, foi muito gratificante poder contribuir na formação dessas pessoas simples, que tanto precisam de atenção e de uma fonte de renda. Executar o curso, mesmo na pandemia, trouxe desafios, mas também oportunidades”, contou a professora, explicando que foi a primeira vez que o grupo atuou em uma comunidade de acolhimento.

Atividades começaram no início de janeiroO grupo foi bem recebido pela comunidade. “Já tinha um pouco de conhecimento e veio mais ainda o interesse porque o certificado pode abrir as portas para o mercado de trabalho e a gente pega uma experiência a mais, nunca a gente sabe de tudo. Eu quero agradecer a eles, depois ao Ifal também, que está dando essa oportunidade para a gente aqui, estávamos carentes desse tipo de curso”, disse um dos participantes, que está há três meses na comunidade.

Na próxima sexta-feira, 17, às 14h, será feito o encerramento das atividades do curso de Eletricista, com a entrega dos certificados. O momento é bastante esperado. “O curso buscou fornecer o conhecimento técnico de uma área que gere oportunidade e fonte de renda para contribuir com uma melhor reinserção do dependente químico na sociedade, além de contribuir para suprir a carência desse tipo de profissional na localidade”, finalizou a professora.

A Comunidade Nova Vida integra a Rede Acolhe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência. A instituição conta com uma rede multidisciplinar para receber adultos do sexo masculino com dependência química.