Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Estudantes do Ifal aprovam artigo em workshop do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Pesquisa analisa contexto de jovens mulheres do ensino médio de Arapiraca

por Melissa Menezes publicado: 23/05/2022 13h16, última modificação: 23/05/2022 13h19

As estudantes do 4º ano do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Arapiraca, Isadora Barbosa Macedo Canuto Ferreira e Ana Beatriz Medeiros, tiveram artigo aprovado no Women in Information Technology (WIT), workshop promovido dentro da programação da 42ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que acontece de 31 de julho a 05 de agosto de 2022, em Niterói, no Rio de Janeiro.

O artigo "Percepções sobre a tecnologia da informação por alunas de ensino médio: um estudo sobre gênero e escolhas profissionais” é resultado de um projeto de pesquisa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do Ifal, orientado pela professora Cledja Rolim, da área de Computação, e pelo professor Lucas Menezes, da Sociologia. A pesquisa realizada pelas estudantes Isadora e Ana Beatriz analisou o contexto de jovens mulheres de escolas públicas do município de Arapiraca, cursantes do ensino médio, e suas perspectivas em relação aos cursos de tecnologia da informação como opção de escolha para uma formação superior.

Sobre o workshop - O WIT está em sua décima sexta edição e é voltado para a discussão de assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia da Informação (TI) no Brasil. Entre os temas abordados no evento, estão a necessidade de educar, recrutar e treinar mulheres, como uma política estratégica para o desenvolvimento e competitividade nacional e regional. Como parte da programação do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o workshop está disposto no formato de apresentação de artigos, palestras convidadas e painéis voltados ao debate de problemas relacionados à mulher e ao seu acesso à TI, tanto do ponto de vista de mercado de trabalho quanto de inclusão e alfabetização digital. O WIT será realizado de 01 a 03 de agosto, dentro da programação do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.