Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Erbase 2020 começa na segunda com palestras gratuitas na área da computação
conteúdo

Notícias

Erbase 2020 começa na segunda com palestras gratuitas na área da computação

Evento regional vai discutir a ‘Inteligência Computacional na Indústria e no Agronegócio’
por Elaine Rodrigues publicado: 20/10/2020 11h34, última modificação: 26/10/2020 18h01
Inscrições podem ser feitas no site do evento

Inscrições podem ser feitas no site do evento

Professores, pesquisadores, profissionais e estudantes da computação estarão reunidos de forma remota a partir da próxima segunda-feira, 26, na 20ª edição da Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe, a Erbase. O evento, que conta com a organização do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Arapiraca, vai ser realizado on-line e as palestras serão transmitidas ao vivo, pelo canal do Youtube do campus.

“Apesar do momento delicado enfrentado por todos, o objetivo desta adequação foi permitir que a edição histórica do evento ocorra, completando 20 anos de existência e impacto na comunidade de computação, principalmente na região nordeste. A Erbase além de apresentar inovações e soluções para problemas que movem a tecnologia, é também um dos primeiros contatos que estudantes e pesquisadores têm com um evento científico acadêmico”, explica o organizador, Felipe Alencar. 

Esta edição do evento vai discutir o tema "Inteligência Computacional na Indústria e no Agronegócio" e a programação começa às 17h, com o presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), professor Raimundo Macêdo, que fará a palestra de abertura "Desenvolvimento Regional no Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Computação no Brasil".

Além do professor Macêdo, seis outros grandes nomes da computação, como o professor Carlos Kamienski (UFABC) e a professora Sandra Ávila (Unicamp) farão palestras dentro do tema de agricultura de precisão. Para os participantes de Arapiraca, a edição conta com uma convidada especial, a palestrante e fundadora da ONG Nordeste Nerd, Natália Cecília, nascida em Arapiraca, que sonhou alto chegando a ser destaque ao participar do processo de seleção em Harvard. 

Para as mulheres, a Erbase 2020 também é um marco, já que é a edição com maior quantidade de palestrantes mulheres da história, mostrando a conquista feminina em um espaço que tem sido ocupado em grande parte por homens no mercado de trabalho e nos cursos acadêmicos”, registra Felipe.

O último dia da Erbase terá uma mesa redonda virtual, com o chefe de Pesquisa da empresa canadense Element AI, Stenio Fernandes, o professor Carlos Kamienski (UFABC), o professor Ramide Dantas (IFPE) e o professor Edison Camilo (Ifal). Eles vão discutir a temática do evento, analisando as possibilidades que o Brasil tem de não perder a onda de inovação tecnológica na indústria e na agricultura, considerando a aplicação de Inteligência Artificial e Internet das Coisas. 

Workshops e certificado

A Erbase também conta com três workshops que incluem apresentações de dezenas de trabalhos. “Eles adotam um processo de revisão de trabalhos técnico-científicos que estarão presentes em várias etapas da vida acadêmica dos participantes”, reforça o organizador do evento. 

Para ter acesso a eles e também ao certificado do evento, é preciso se inscrever. As inscrições podem ser feitas no site: http://erbase2020.ifal.edu.br e vão até o primeiro dia do evento.