Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Equipe do Ifal Arapiraca conquista o 1º lugar no Desafio de Inovação da Unimed Metropolitana do Agreste

por Roberta Rocha publicado: 25/09/2024 08h08, última modificação: 25/09/2024 08h08

Estudantes e egressos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca saíram vitoriosos do 1º Desafio de Inovação da Unimed Metropolitana de Arapiraca, encerrado no último domingo (22). A competição reuniu 24 equipes, em três dias de evento, com a missão de criar soluções inovadoras para aperfeiçoar serviços ofertados pela operadora de plano de saúde.

O grupo composto por José Matheus Silva, Lucas Gabryel Nascimento e Marcos Vinicius França (graduandos de Sistemas de Informação do Campus Arapiraca), Vinicios Rafael Soares e Felipe de Almeida Silva (ambos egressos do curso técnico em Eletroeletrônica da unidade de ensino) faturou o prêmio de R$2.000,00 e troféu pelo 1º lugar em uma das categorias do desafio.

Durante o evento, os/as participantes receberam mentoria para desenvolver ideias alinhadas às seguintes demandas: 1 - melhoria da comunicação com os clientes para oferecer informações mais claras e aperfeiçoar a experiência de atendimento ou 2 - aprimoramento do processo de reembolso para garantir mais transparência e satisfação aos beneficiários. Ao final, foram selecionados o 1º e o 2º lugar de cada uma dessas categorias.

José Matheus (vermelho), Vinícios Rafael (preto), Lucas Gabryel (azul), Marcos Vinicius (branco) e Felipe de Almeida (laranja) integraram a equipe vencedora da competiçãoComo proposta de melhoria da comunicação com os clientes, a equipe do Ifal Arapiraca desenvolveu o aplicativo Unimed Life, com uma assistente virtual integrada chamada Mel, voltada a facilitar a comunicação com o público idoso da Unimed. "A gente percebeu a dificuldade dos idosos usuários em lidar com a tecnologia e o que a gente pensou foi que, a partir do momento que o idoso entrar no app, a assistente virtual já está ativada e vai perguntar qual a dúvida dele ou que ele deseja realizar. Basicamente, a assistente virtual irá gerenciar todas as solicitações por comando de voz", explicou José Matheus, um dos integrantes do grupo.

Segundo ele, a Mel poderá ativar, de forma descomplicada e objetiva, qualquer funcionalidade do app, como agendamento de consultas, emissão de boletos e suporte para dúvidas. Mas esse não seria o único trunfo da proposta vencedora. Por ter outras funções que o aplicativo atual da Unimed não possui e a possibilidade de desativação da assistente virtual, o Unimed Life melhoraria a experiência dos usuários em geral, sendo escalável também para clientes não idosos.

"Nesses três dias que ficamos desenvolvendo a nossa ideia, noites sem dormir, adquirimos muito conhecimento. E chegar até o final e ver que fomos reconhecidos, gostaram realmente da ideia que criamos e da nossa solução, é algo muito gratificante. Dá um estímulo de querer ir além, pensar realmente em desenvolver uma aplicação que impacte positivamente na vida das pessoas", afirmou José Matheus sobre a conquista.

Sobre o evento

O 1º Desafio de Inovação da Unimed Metropolitana de Arapiraca ocorreu nos dias 20, 21 e 22 de setembro, em Arapiraca/AL, com intuito de promover uma cultura de inovação e empreendedorismo nas instituições de ensino participantes, impulsionando a criação de soluções inovadoras.

A competição foi realizada pela Unimed Metropolitana doAagreste, o Laboratório de Inovação Inclusiva - Liinc, a  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação - Secti/AL.