Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Campus Arapiraca tem três equipes premiadas em Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras
conteúdo

Notícias

Campus Arapiraca tem três equipes premiadas em Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

Competição exige trabalho colaborativo e conhecimento de outros idiomas

por Jhonathan Pino publicado: 02/12/2021 10h38, última modificação: 02/12/2021 10h38

Esta semana o Campus Arapiraca recebeu a notícia que as três turmas inscritas para a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF) foram premiadas. Os 19 alunos dos cursos de Eletroeletrônica e Informática trabalharam em conjunto na resolução de questões que ainda exigiam conhecimento em outros idiomas. O resultado foram três medalhas de bronze na etapa regional e outras três na nacional.

O estudante do curso de Eletroeletrônica, João Paulo Barbosa foi quem deu o pontapé à participação do Campus na competição. Foi ele quem abordou a professora de Matemática, Alane Alves, para realizar a inscrição da unidade.

Essa olimpíada tem um formato diferente, visto que ela é feita em grupo, eles discutem as questões e a solução é feita de forma colaborativa. Os alunos interessados em participar entraram em contato comigo, montamos assim as equipes e eles participaram”, pontuou Alane.

Com a pandemia da Covid-19, os estudantes fizeram alguns encontros via Google Meet para debater o formato e as etapas. As provas foram realizadas em setembro deste ano, em todo o planeta, e tinham duração de 120 minutos. As questões eram realizadas de forma colaborativa e cada equipe entregava uma única resolução para cada uma delas.João Paulo Barbosa estimulou a participação do Campus Arapiraca na competição.jpeg

Como foi uma olimpíada em equipe, realizada em pouco tempo, tivemos que distribuir as questões para cada um e depois nos reunimos novamente para confirmar as respostas. Acho que o mais importante e que mais chama atenção nessa olimpíada, especificamente, é a colaboração e a união, pois, sem elas, mesmo que você saiba matemática, dificilmente ganhará uma premiação”, pontuou João Paulo.

Confira abaixo a lista dos premiados do Instituto Federal de Alagoas.

Equipe 411/911
José Rodolfo Natividade dos Santos
Viviam Beatriz Galdino dos Santos
Thiago Natan da Silva
Natally Emanuelle de Almeida Silva
Luana Marina Santos Ferro
Alessandra Cristina Alves de Melo
Silmara Nunes dos Santos
José Guilherme Carvalho Bezerra

Equipe 412
João Paulo Barbosa Nunes
Letícia Duarte
Lívia Caroline Barbosa Almeida
Pedro Gabriel Gomes
Irys Maria Pinheiro Valeriano
Arthur Jorge Barros Costa

Equipe 413/423
Allanne Karine Ferreira da Silva
Fernando Oliveira
Carlos Eduardo Pinheiro da Silva
Vinicius Alves Pacheco
Fellipe Gabriel Vicente Marcos