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Programas, Projetos, Ações, Obras e Atividades

Nesta seção são divulgadas as informações pertinentes aos programas, projetos, ações, obras e atividades implementadas pelo Instituto Federal de Alagoas.

O Ifal desenvolve anualmente suas atividades tendo em vista sua missão institucional e no intuito de perseguir a visão de futuro estabelecida no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI.

No desenvolvimento de suas atividades, estão envolvidas as unidades sistêmicas (Reitoria) e as unidades de ensino (16 campi). Quanto ao plano sistêmico, abaixo é possível consultar cada uma dessas unidades, obtendo-se o detalhamento de suas ações:

Pró-reitoria de Ensino (Proen)

Pró-reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPPI) 

Pró-reitoria de Extensão (Proex)

Pró-reitoria de Administração (Proad)

Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI)

Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP)

Departamento de Comunicação e Eventos (DCE)



Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o produto do planejamento estratégico da instituição, que possui período de vigência de 5 anos.

O PDI define a missão, a visão, os valores, além de objetivos estratégicos, cujo alcance é avaliado por meio de indicadores e metas quinquenais lá dispostos. Tais direcionadores estratégicos orientam a gestão na definição das ações realizadas anualmente pela instituição.

Confira o PDI do Ifal.

PROGRAMA FINANCIADOS PELO FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR (FAT)

O IFAL não desenvolve programas, ações, projetos e atividades financiados pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Plano Anual de Atividades – PAA

O Plano Anual de Atividades (PAA) divulga o planejamento das unidades sistêmicas do Ifal, que compreende a previsão das ações anuais (Iniciativas e Projetos Estratégicos) e as metas anuais dos indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

As unidades sistêmicas devem, então, estabelecer com os Campi quais suas atribuições nessas ações, a fim de que todos contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos do PDI.

Confira o PAA do Ifal.

Obras

A gestão das obras no Ifal está sob a responsabilidade da Diretoria de Infraestrutura e Expansão (DIEX), subordinada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), e é executada para atender às demandas das unidades de ensino (Campi), de acordo com os cursos ofertados e previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Confira as obras atuais do Ifal.

Programas e Ações no Portal da Transparência

Para informações sobre a execução orçamentária dos programas e ações do Ifal no Portal da Transparência, acesse portaldatransparencia.gov.br/url/baec5445 e escolha o período, dentro de um mesmo ano, que deseja consultar.


Carta de Serviços

O objetivo da Carta de Serviços é informar ao cidadão sobre os serviços prestados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), sobre as formas de acesso a esses serviços e também os canais de comunicação deste Instituto, conforme exigido no Decreto nº 6.932, de 11 de agosto de 2009. Caso necessite de mais informações, contate-nos: ouvidoria@ifal.edu.br.


Renúncia de Receitas

O Instituto Federal de Alagoas não desenvolve programas, projetos, ações, obras e atividades que resultem em renúncias de receitas.


Governança

       Conforme a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU nº 01/2016 e o Decreto nº 9.203/2017, Governança Pública é o conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução das políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade. Tem como princípios: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência.

 

Instâncias de Governança

      As instâncias internas da governança do Ifal compreendem os órgãos colegiados (Conselho Superior, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Colégio de Dirigentes), a alta administração (Reitor e Pró-Reitores) e as instâncias de apoio (Auditoria, Comissões e Comitês, Corregedoria, Ouvidoria). Acesse a completa Estrutura de Governança do Ifal.

 

Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC)

    A Governança, os riscos e os controles internos devem ser geridos de forma integrada, objetivando o estabelecimento de um ambiente de controle e gestão de riscos que respeite os valores, interesses e expectativas da  organização e dos agentes que a compõem e, também, de todas as partes interessadas, tendo o cidadão e a sociedade como principais vetores. Os órgãos e entidades do Poder Executivo Federal foram orientados a instituir, pelos seus dirigentes máximos, o Comitê de Governança, Riscos e Controles, pela IN Conjunta MP/CGU nº 01/2016, e o Comitê Interno de Governança, pelo Decreto n° 9.203/2017, que no Ifal denomina-se Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controles (CGIRC), configurando uma instância de apoio à governança do Ifal.

Portaria n. 654/2024/Ifal


Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC)

       As atividades da Governança, Integridade, Riscos e Controles são coordenadas pela Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC), ligada à Assessoria Executiva do Gabinete da Reitoria, tendo sido criada em 2021 através da Resolução nº 22/CS.

Responsável: Maria Fabíola Moraes da Assumpção Santos

Contato: governanca@ifal.edu.br

 

Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles

      Em conformidade com o artigo 17 da IN 01/2016, em 2018 foi instituída a Política de Gestão de Riscos e Controles Internos do Ifal, aprovada pela Resolução nº 04/CS, que instituiu princípios e objetivos, diretrizes, competências e responsabilidades para a efetivação da gestão de riscos no âmbito do instituto. Em 2022, essa Resolução foi revogada pela Resolução nº 72/CS, que aprovou a Política de Governança, Integridade, Riscos e Controles que, além de atender às diretrizes para a Gestão de Riscos e dos Controles Internos, também atende às diretrizes para a Governança e Gestão da Integridade, conforme Decreto nº 9.203/2017.


Índices de Governança e Gestão (iGG)

       O Tribunal de Contas da União (TCU) realiza um levantamento sobre a situação da governança e gestão nas organizações públicas, divulgando o indicador denominado "Índice Integrado de Governança e Gestão (iGG)", composto pelos índices de: governança pública; gestão de pessoas; gestão de TI; e gestão de contratações. De acordo com o resultado, o iGG classifica as organizações do setor público em estágio inicial, intermediário ou aprimorado de governança. Acesse o Levantamento de Governança do Ifal

       Outras informações sobre Governança no Ifal estão disponíveis em Governança, Controle e Correição.