Perguntas e Respostas Frequentes

Cursos Técnicos

1. O que são cursos técnicos de nível médio subsequentes e integrados?

No Ensino TÉCNICO SUBSEQUENTE, o aluno assiste somente aulas das disciplinas técnicas (após a conclusão do ensino médio), diferentemente do Ensino MÉDIO INTEGRADO, onde ele assiste aulas das matérias tradicionais e das disciplinas técnicas, concomitantemente ao ensino médio.

2. Qual a duração desses cursos?

O curso Técnico de Nível Médio na forma SUBSEQUENTE possui duração que, dependendo do curso escolhido, varia entre 01 ano e meio e 02 dois anos e meio. Já os cursos do Ensino Médio INTEGRADO têm a duração de 04 anos.

3. Como faço para ingressar nesses cursos técnicos do IFAL?

Para os cursos técnicos integrados e subsequentes, será preciso realizar exame de seleção, que normalmente acontece no final do ano e é elaborado pela própria instituição. Se aprovado, comparecer ao campus indicado, no período de matrícula, com documentos exigidos em edital.

Cursos Superiores

4. Como faço para entrar nos cursos de nível superior do IFAL?

Como aluno do ensino superior, é possível entrar na instituição prestando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que atualmente acontece uma vez por ano e seleciona alunos a partir das notas de classificação. É importante ficar atento aos prazos de inscrição e aos documentos exigidos. Todas as ações oficiais que envolvem a organização do ENEM são de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão que pertence ao Governo Federal e que possui uma ligação com o Ministério da Educação (MEC).

5. Faço parte de outra instituição e quero ser aluno do IFAL, como proceder?

O IFAL publica, anualmente, um edital destinado a alunos que desejam realizar ingresso por equivalência, para os portadores de diploma de nível superior, e ingresso por transferência de outras instituições. Confira a nossa página e fique atento às publicações!

6. Quais os cursos que o IFAL oferece à comunidade?

Na modalidade de ensino básico, são cursos técnicos integrados, subsequentes e Proeja. Conferir tabela neste link: Na modalidade de ensino superior, temos cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia. Clique aqui para visualizá-los. PROEJA

7. O que são os cursos PROEJA?

São cursos técnicos na modalidade jovens e adultos que atingem um público que possui apenas o ensino fundamental e pretende se profissionalizar na área em que atua.

8. Como faço para me inscrever nestes cursos?

Para ingressar nos cursos Proeja, é necessário conferir os editais publicados na página eletrônica da instituição, verificar se atende aos requisitos exigidos e comparecer ao campus indicado para efetuar matrícula com documentos listados em edital. É necessário ser maior de idade para poder se inscrever. ENSINO

9. Onde posso acessar o calendário de aulas de cada campus do IFAL?

Na página de cada campus do IFAL, na aba calendário acadêmico.

10. Quais os municípios do Estado que possuem campus do IFAL atualmente?

Os câmpus tradicionais estão localizados em Maceió, Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios e Satuba, as demais unidades são em Piranhas (alto sertão), Penedo (na região do baixo São Francisco), São Miguel dos Campos, Maragogi (litoral norte), Murici (zona da mata), Arapiraca (agreste) e Santana do Ipanema (Sertão). Mais quatro câmpus estão em processo de licitação em Coruripe (litoral sul), Rio Largo (zona da mata), União dos Palmares (zona da mata) e Batalha (sertão), totalizando 15 câmpus em Alagoas.

11. Para fazer matrícula em um dos cursos, preciso estar munido de quais documentos?

  • Original e fotocópia da carteira de identidade;
  • Original do histórico escolar do ensino médio concluído ou equivalente (Técnico Subsequente e Superiores);
  • Original do histórico escolar do ensino fundamental concluído ou equivalente (Técnico Integrado/Proeja);
  • Original e fotocópia do título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
  • Original e fotocópia do documento que comprove sua situação com o Serviço Militar, para os maiores de 18 anos do sexo masculino;
  • 02 (duas) fotos 3 x 4 – de frente, idênticas e recentes.
  • Original e fotocópia do CPF – Cadastro de Pessoa Física.

12. Sou aluno e quero me inscrever em um dos programas de assistência estudantil do IFAL, como proceder?

Entrar em contato com o assistente social do seu campus, o qual lhe dará maiores informações sobre os critérios para inclusão e o funcionamento dos programas. Na reitoria, é possível tirar dúvidas com a coordenadora de assistência estudantil do IFAL pelo e-mail cae.dpe@ifal.edu.br. Atualmente, o IFAL oferta aos seus alunos bolsas assistenciais, a fim de garantir o seu ingresso, permanência e conclusão na instituição de forma satisfatória, como auxílio-moradia, transporte e alimentação, além das bolsas de estudo e de iniciação profissional. CONCURSO PÚBLICO

13. Como posso fazer parte da equipe de servidores do IFAL?

O ingresso no IFAL se dá unicamente através de concurso público, quando da autorização de vagas pelo Ministério da Educação (MEC). O candidato deve observar as exigências contidas em edital, os quais são divulgados com antecedência no site da instituição.

14. Quais os documentos necessários para tomar posse após aprovação em concurso público? Quais os exames médicos exigidos?

Os documentos e exames para posse estão armazenados na aba Servidor deste site.

Veja a lista de Exames Médicos: EXAMES

Veja também a lista dos Documentos: DOCUMENTOS

Pronatec

15. O que é o PRONATEC e quem pode participar dos cursos oferecidos?

O Pronatec é um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, do governo federal. Os interessados nos cursos deverão ser alunos matriculados nas redes públicas ou pessoas inscritas em qualquer programa de transferência de renda federal, estadual ou municipal, como bolsa família, salário desemprego, os que vivem em assentamento, indígenas e jovens em conflito com a lei.

16. Como fazer a matrícula para os cursos do PRONATEC?

Por meio das secretarias de estado ou município que estejam inscritas no CAD Único, pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). Conferir maiores informações em edital divulgado no site.

17. Os cursos do Pronatec são gratuitos?

O objetivo do Pronatec é qualificar e promover a autoestima em todos, então o Ministério da Educação irá financiar todo esse programa e os inscritos terão material escolar, alimentação e transporte garantidos pelo governo federal. 18) Qual a diferença entre os cursos Concomitantes e FIC oferecidos pelo Pronatec? Os cursos concomitantes são destinados a todos que estão cursando o ensino médio regular em uma instituição pública, pois irão fazer em paralelo o ensino Técnico. Já o FIC (Formação Inicial Continuada) é para atender as pessoas que estão há muito tempo afastadas da escola e que queiram obter uma qualificação para o trabalho.

19) Aqui em Alagoas, onde o IFAL vai oferecer esses cursos?

Em todas as cidades que exista um campus do IFAL e, em casos excepcionais, pode se estender a outras comunidades.

Consulta de Processos

Acesso à Informação