Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Voluntariado leva aluno do Campus Santana às semifinais do Jovens Embaixadores

Voluntariado leva aluno do Campus Santana às semifinais do Jovens Embaixadores

publicado: 19/07/2016 15h04, última modificação: 20/07/2016 13h31
Exibir carrossel de imagens 117 semifinalistas participaram de imersão em Brasília

117 semifinalistas participaram de imersão em Brasília

Durante cinco dias, entre 3 e 8 de julho, Miguel Ramos, aluno do curso técnico de Agopecuária do Campus Santana do Ipanema, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), participou de uma série de atividades do English Immersion Program. Em Brasília, junto com outros 116 semifinalistas do programa Jovens Embaixadores 2016, eles passaram por uma semana de imersão na cultura americana, na escola Casa Thomas Jefferson, e visitaram a Embaixada Americana. Apesar de não ter sido selecionado para realizar a imersão os Estados Unidos, Miguel, que superou cerca de 13 mil alunos de escolas públicas para chegar às semifinais, aproveita o momento para relatar como essa participação ajudará a tentar novamente a concretizar um sonho antigo.

"Há três anos venho estudando inglês por conta própria, ao mesmo passo que dos anos 2010 a 2014 sempre fui engajado no grêmio estudantil da escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis, onde cursei o meu ensino fundamental, e foi com essas particularidades que me encaixei no perfil do programa Jovens Embaixadores", acredita o aluno.

Custeado pelo governo norte-americano, o programa seleciona todos os anos 50 jovens finalistas de todos os estados do Brasil para fazer um intercâmbio de um mês, nos Estados Unidos. Os semifinalistas são selecionados para o English Immersion Program. "O processo seletivo do programa de 2016 começa seis meses antes, ou seja, fazemos o processo seletivo durante os últimos seis meses de 2015, para participarmos do intercâmbio, em janeiro de 2016", detalha.

Antes de se inscrever, Miguel disse que pesquisou se o seu perfil se encaixava no desejado pelo programa, "como ter perfil de liderança, estar engajado em projetos voluntários, ter boa aptidão com o inglês, ser estudante de escola pública, ter entre 15 e 18 anos e estar cursando o ensino médio", detalha Miguel.

"Então, em agosto de 2015, me inscrevi para o Jovens Embaixadores 2016, pelo site, para a primeira etapa, que funciona como um filtro para a segunda, que é quando realmente começa a seleção dos candidatos. Temos que enviar diversos formulários e cartas de recomendações, bem como nossos boletins (ter excelência academia também é um requisito). A partir da terceira etapa, temos que fazer provas presenciais de proficiência no inglês, essas provas são aplicadas pelas instituições parceiras, a instituição parceira da Embaixada, em Alagoas, é a Secretária de Educação", completa.

Contribuição para a comunidade santanense

Miguel conta que desta vez chegou quase lá, no entanto, sua participação até a semifinal lhe proporcionou bons momentos junto à comunidade em que vive. "Foi através do processo seletivo que me interessei ainda mais sobre voluntariado, desde muito tempo tinha na cabeça a ideia de ensinar inglês e a ideia só me surgiu quando fui passando pelo processo e conhecendo outros candidatos que desenvolviam ações sociais na área do ensino, então, comecei a colocar minha ideia em prática em setembro de 2015 (na época eu estava passando pelo processo seletivo do programa), mas só foi em novembro que a biblioteca municipal me abriu as portas, tentei transformar a ideia em projeto de extensão do Ifal, porém, o período de inscrições de projetos não estava aberto".

Sua principal ideia era ensinar inglês para crianças de escolas municipais de Santana do Ipanema: "a bibliotecária me deu o maior suporte que eu poderia receber, ela chegou a escrever o projeto para ser encaminhado a Secretária de Educação. Em novembro, comecei a atuar como professor voluntário e estou até hoje, ofertando a oficina de inglês não só para crianças, como também para adultos e adolescentes. Desde março também atuo como professor voluntário da Associação Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE), onde desenvolvo uma ação voltada para o ensino de inglês para crianças e adolescentes com deficiências cerebrais", pontuou

Miguel acredita que essa experiência também contribuirá para que ele consiga ficar entre os finalistas do programa, no próximo ano. É que já iniciaram as inscrições para o processo seletivo para os Jovens Embaixadores 2017 e ele já fez sua inscrição. Veja como participar aqui.

registrado em: