Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Solenidades no câmpus Marechal marcam despedida de concluintes de graduação e recepção aos alunos

Geral

por Gerônimo Vicente publicado: 29/07/2015 17h19, última modificação: 29/07/2015 17h19
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Concluintes posam para fotografia ao final da colação de grau

Concluintes posam para fotografia ao final da colação de grau

Uma sequência de ‘até logo’ e de ‘boas-vindas’ marcou as solenidades de colação de grau do curso superior de tecnologia de Gestão Ambiental e da aula inaugural dos cursos técnicos e tecnológicos do Câmpus Marechal Deodoro do Instituto Federal de Alagoas. Os eventos ocorreram, sucessivamente,   na manhã desta quarta-feira (29)  e na primeira ocasião, o reitor Sérgio Teixeira se despediu de 20 concluintes do  curso superior, desejando-lhes  retorno à instituição na condição de servidor ou de pós-graduando. Logo em seguida, foi a vez de cerca de 60 alunos dos cursos técnico de Hospedagem e Guia de Turismo Regional e  superior de Gestão Ambiental serem recepcionados  pela Reitoria e Direção-Geral do Câmpus Marechal Deodoro.

A primeira solenidade, tratou-se da oitava colação de grau dos concluintes de Gestão Ambiental ofertado, desde a   implantação do curso na unidade de ensino. Acompanhados dos parentes e amigos, os formandos foram recebidos pelo reitor Sérgio Teixeira, pela diretora-geral Marilia Góis, pelo pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos. O chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, Adelmo Bastos, pelo representante da Diretoria de Ensino Alan Moura, pelo coordenador do curso Dário Nicácio e pelo coordenador de registro acadêmico do câmpus, Diego Alves.

O reitor conferiu colação de grau a todos os  concluintes que fizeram homenagens aos professores Adelmo Bastos, Álvaro Filho e Aparecido Gama. A formanda  Evla Christine Alves foi  a oradora de turma e contou momentos  vividos durante o tempo de graduação.

O pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos destacou que, ‘além da formação profissional, é importante também a formação cidadã’.segundo ele, o Ifal  tem proporcionado essas duas condições.

A diretora-geral Marilia Gois ressaltou as dificuldades por que passou o curso nos anos iniciais e os avanços  que vêm obtendo nos últimos anos. Salientou que algumas obras, que estão sendo realizadas,   darão mais  condições  aos alunos  e professores e citou, como exemplo, a subestação do câmpus e  laboratórios.

Em seu discurso, o reitor lembrou que a cada solenidade de conclusão de curso sente da mesma condição do aluno. “É como se passasse um filme na minha cabeça ao lembrar todos os momentos desse curso. No entanto espero que seja apenas um até logo, pois o Ifal abre a portas para continuidade na condição de servidor ou no processo de verticalização e Marechal Deodoro será, em breve, contemplado com um curso de mestrado na área, o  que pode ser uma grande oportunidade para todos vocês estarem de volta”, disse Sérgio Teixeira.

Aula inaugural

Logo depois da cerimônia de colação de grau, cerca de 60 novos alunos dos cursos técnico e tecnológico do Câmpus Marechal Deodoro foram recepcionados pelas equipes da Reitoria e da unidade de ensino. Desta vez, o reitor Sérgio Teixeira desejou boas-vindas a todos os estudantes e salientou  a  ascensão do Ifal no panorama educacional de Alagoas, no Brasil e mais recentemente em âmbito internacional e citou como exemplo, a participação dos alunos no Torneio Internacional de Matemática, na Bulgária  e em outros países, por meio do programa Ciências Sem Fronteiras.

A diretora-geral  Marília Gois  ao receber os novos discentes também  ressaltou a necessidade de se ampliar  as ações do  câmpus no que consiste à infraestrutura, devido às novas demandas que surgem na unidade de ensino. Esse segundo evento foi aberto pelo coral Por Em Canto, sob o comando do professor e maestro Leonardo Arecippo.