Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Software ComunicaIfal facilita análise dos projetos de pesquisas

Software ComunicaIfal facilita análise dos projetos de pesquisas

publicado: 25/05/2016 12h14, última modificação: 02/06/2016 08h55
Gerônimo Vicente Alunos dos cursos de Sistemas de Informações e Informática acompanham envio de projetos de pesquisa por meio do software ComunicaIfal

Um software, desenvolvido para atender a necessidade de submissão de projetos de pesquisa, da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFAL, cujo desenvolvimento está sob a coordenação dos professores Breno Jacinto Duarte e Cleber Nauber dos Santos, envolvendo parte dos 15 alunos do curso de bacharelado de Sistemas de Informação  e do curso técnico de Informática do Campus Maceiós, hoje bolsistas do projeto da PRPI, tornou-se a primeira ferramenta digital da instituição que facilita a submissão e avaliação de editais de bolsas institucionais do Instituto Federal de Alagoas.

A ferramenta está em funcionamento e se encontra disponível no portal comunicaifal.edu.br. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida Alves, o objetivo do software é proporcionar um melhor atendimento aos processos internos em relação aos projetos de pesquisas. Para ter acesso, o servidor deve digitar o CPF e a senha do Sipac e preencher o formulário que será enviado para apreciação da PRPI.

“É um produto pensado para ser usado em larga escala pelas diversas unidades de ensino e Reitoria. Esperamos torná-lo cada vez mais, funcional e otimizado com vistas à transferência de sua tecnologia, protegida por propriedade intelectual, como processo desenvolvido pelo Ifal, afirmou o pró-reitor.

Os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e do curso técnico de Informática do Campus Maceió monitoram eletronicamente, da sala da  PRPI, todo processo de inscrição por meio do software denominado provisoriamente de PIBIX.

O Núcleo de Inovação Tecnológica do IFAL – NIT/PRPI - IFAL - está responsável pelo processo de proteção à propriedade intelectual, buscando o registro do software do PIBIX, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, - INPI – com vistas às possibilidades de uso e da sua transferência de tecnologia.

registrado em: