Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores do Ifal participam da capacitação em conformidade de registro de gestão

O curso acontece no auditório do Campus Satuba

por Adriana Cirqueira publicado: 29/09/2016 11h38, última modificação: 29/09/2016 12h04
Adriana Cirqueira Gustavo e Renata no início do segundo e último dia da capacitação

Gustavo e Renata no início do segundo e último dia da capacitação

O curso de capacitação sobre Conformidade de Registro de Gestão, realizado pela Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal do Instituto Federal de Alagoas, termina nesta quinta-feira (29). A atividade que reuniu mais de 60 servidores da reitoria e de todos os campi da instituição, no auditório da Campus Satuba, faz parte do plano de capacitação da Pró-reitoria de Administração (Proad).

Para Wellington Spencer Peixoto, pró-reitor de administração, o crescimento da rede e seu modelo descentralizado de gestão exigem um programa de capacitação constante nas diversas áreas, sendo extremamente necessária a correta orientação para a execução financeira e orçamentária. “No calendário de capacitação da Proad, que será divulgado pela Proad, estão previstos cursos sobre suprimentos de fundos, orçamento básico para gestores na área de ensino, gestão patrimonial, fiscalização, entre outros”, adianta Wellington.

Os facilitadores do curso são os técnicos administrativos em educação (TAE) do Ifal Gustavo Paiva, do Campus Arapiraca e Renata Vieira, do Campus Palmeira dos Índios. Segundo os instrutores, conformidade de gestão é um subgrupo da auditoria interna . “O conformador analisa diariamente todos os documentos emitidos no SIAFI, garantindo a boa execução e do recurso público e dando segurança à gestão e transparência dos gastos públicos” explica Gustavo.

De acordo com Renata, além da presença dos conformadores e outros servidores ligados à gestão financeira e orçamentária, a presença dos diretores gerais dos campi na capacitação é um fator bastante relevante. “Isso demostra a importância do tema e garante a valorização do conformador, por ser um cargo de extrema responsabilidade”, pontua a TAE.

Para Robson Souza, diretor administrativo substituto do campus Murici, o curso está sendo uma oportunidade muito importante, pois trouxe diversas informações fundamentais para a correta realização do procedimento. "Sempre fizemos a conformidade mas desconhecíamos os procedimentos técnicos adequados. Com as orientações oferecidas no curso poderemos adequar nossa forma de realizar a conformidade às normas legais vigentes", analisa o técnico administrativo. Além de Robson, outros três servidores do campus Murici participam da capacitação.

O diretor-geral do Campus Satuba, Anselmo Lucio, parabenizou a Proad pela iniciativa de oferecer o curso de capacitação e ao apoio dado pelos diretores-gerais, “O conteúdo abordado neste curso de capacitação é extremamente importante para a segurança administrativa do ordenador de despesas e da instituição”, analisa Anselmo.

Os servidores que participaram do curso serão certificados. Novas ofertas de cursos de capacitação nesta e em outras áreas serão divulgadas no site do Ifal e maiores informações podem ser obtidas na Proad através do telefone  3194-1189.

registrado em: ,