Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Segunda unidade do Ifal em Maceió é inaugurada no Benedito Bentes
conteúdo

Notícias

Segunda unidade do Ifal em Maceió é inaugurada no Benedito Bentes

Novidade será a implantação do curso de técnico de Enfermagem no próximo ano

publicado: 25/11/2016 16h06, última modificação: 25/11/2016 19h53
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Reitor Sérgio Teixeira durante o discurso de inauguração do campi

Reitor Sérgio Teixeira durante o discurso de inauguração do campi

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) aumentou o número de campi  em todo o Estado ao entregar à população maceioense, a segunda unidade de ensino da capital e a décima-sexta no território alagoano. A primeira é o Campus Maceió que tem 107 anos de existência e está localizado no centro da cidade. A solenidade de inauguração do Campus Benedito Bentes, do Ifal, localizado na parte alta da zona norte  cidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (25) com a presença do governador Renan Filho, do reitor Sérgio Teixeira e da secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Braga. O evento foi acompanhado por alunos, pais, professores e dirigentes do Ifal. 

O Campus  Benedito Bentes foi instalado pelo Ifal na região  para suprir uma necessidade dos alunos que era estudar o ensino médio e dispor de um curso de nível técnico próximos à localidade onde eles moram. O planejamento para a presença do instituto, no bairro mais populoso de Maceió,  com cerca de 200 mil habitantes, foi iniciado em 2015, quando o Governo do Estado cedeu ao Ifal uma escola modulada construída na comunidade. A transmissão do espaço ocorreu no primeiro semestre deste ano, quando as chaves foram repassadas à Reitoria. As atividades foram iniciadas em setembro deste ano  com a oferta dos cursos de Camareira em Meios de Hospedagem, Agente de Alimentação Escolar, Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Auxiliar de Garçom, Pintor de Obras Imobiliárias, Garçom, Combates de Endemias, Higienista em Serviços de Saúde, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, todos vinculados ao Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). A unidade de ensino do Ifal também sedia o primeiro curso técnico para o público LGBT, o primeiro do Brasil.

A mais nova unidade do Ifal está situada na avenida Benedito Bentes em um espaço destinado a um complexo cinco escolas públicas. O espaço cedido tem 12.467 metros quadrados, sendo 91 metros de frente e 137 de fundo e dispõe de doze salas de aulas, dois laboratórios, salas de multimídia e de línguas estrangeiras, coordenação, secretaria, cozinha, salas dos professores, espaço de convivência, cozinha, um campo de futebol society e um ginásio de esportes coberto.  

Solenidade

Antes do início da  solenidade, houve apresentação da banda de fanfarra de uma escola do bairro e do coral Mulheres de Mariangá, do município de Paripueira, composto por integrantes do programa Mulheres Mil.

Além do governador Renan Filho, do reitor Sérgio Teixeira e da secretária da Setec, Eline Braga compuseram a mesa, o diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim, o vereador Silvanio Barbosa, o superintendente nacional do CIE-EI , Marcelo Miqueletti Gallo, o presidente da Fapeal, Fábio Guedes, o representante da Federação das Indústrias de Alagoas, Nauber Loureiro, o secretário de Ciência e Tecnologia, Pablo Vianna, Homero Portella, Assessor do MEC, o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Guedes, o deputado Galba Novaes, o secretário estadual de Desenvolvimento Social. Antônio Pinaud, 

Durante o ato solene, o diretor-geral do campus, Alexandre Bonfim declarou que uma escola do porte do Ifal na comunidade do Benedito Bentes vai trazer amplas possibilidades para os jovens se capacitarem e obter a inserção no mercado do trabalho. “A inauguração desta escola representa um marco para região. Nós estamos incluindo pessoas excluídas. Iluminamos a rua inteira, temos rua asfaltada. Tudo isso porque o ifal faz a diferença aonde chega. Esta escola é da comunidade e ela deve ser inserida na escola”, destacou.

O governador Renan Filho disse estar participando de um sonho que projetou anos atrás. ”Essa árvore que um dia foi semente, geminou e dará bons frutos, ao transformar alunos em médicos, advogados, engenheiros, políticos e muito Mais. O chefe do executivo alagoano também enalteceu a gestão do Ifal pela ampliação do instituto a todas as regiões do estado.

Ele ressaltou ainda a necessidade de o instituto crescer ainda mais na região do Benedito Bentes e, para isso, garantiu lutar para a construção de um prédio maior para o campi do Ifal no bairro da parte alta e transformar a unidade de ensino inaugurada naquela ocasião em uma segunda escola de tempo integral. “ O campus do Ifal no interior, como na cidade onde fui prefeito, é lindo, tem espaço amplo, auditório para muitas pessoas, ginásios que parecem aqueles de jogos de basquete que a gente vê pela televisão. Enfim é uma estrutura dessa que o Benedito Bentes merece ter”, ressaltou o governador que também anunciou a construção de dois hospitais próximos, a recuperação da rodovia de acesso e de outras ligações viárias para facilitar o acesso ao bairro. 

A secretária de Educação  Profissional e Tecnológica, Eline Braga  enalteceu o esforço conjunto do Ifal e do Governo do Estado para  levar à unidade de ensino à comunidade do Benedito Bentes. Ressaltou a importância de se capacitar as mulheres do bairro, sugeriu mais cursos voltados para elas e  aconselhou aos alunos a ajudar  a preservação a escola que pertencem  aos moradores. Eline garantiu voltar para formar a primeira turma do Campus Benedito Bentes.

O reitor Sérgio Teixeira destacou o esforço conjunto para a entrega de mais uma unidade do ensino e salientou o trabalho desenvolvido pelo diretor-geral que, segundo ele, teve pouco tempo para deixar pronta a unidade de ensino para a inauguração.Teixeira também fez uma retrospectiva de todo o processo que resultou na cessão da escola ao Ifal e agradeceu o apoio dado pelo governador do Estado, pela bancada federal na Câmara dos Deputados e no Senado que têm garantido emendas importantes para a expansão dos campi pelo interior do Estado. “Em relação ao investimento do Estado na área de Saúde com a construção de um hospital nesta região, trago como novidade que, a partir do próximo ano, estaremos ofertando o curso de técnico em Enfermagem para formar mão de obra para esse grande empreendimento”, declarou.

O Descerramento da placa marcou o encerramento  da solenidade de inauguração do Campos Benedito Bentes.

 Banda de fanfarra se apresentou na solenidade

 Campus Benedito Bentes

 

registrado em: ,