Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reditec 2016 discute o papel da educação profissional no século 21

Reditec 2016 discute o papel da educação profissional no século 21

Evento aconteceu em Vitória-ES no período de 23 a 26 de setembro

por Zoroastro Neto publicado: 27/09/2016 13h00, última modificação: 28/09/2016 10h16

40ª Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que este ano aconteceu integrada ao Congresso Internacional da Federação dos Colleges e Politécnicos (WFCP, por sua sigla em inglês), no período de 23 a 26 de setembro, na praça do Papa, em Vitória (ES), teve como tema "O papel da educação profissional no século 21", e reuniu mais de dois mil participantes, entre reitores, pró-reitores e diretores-gerais dos institutos federais do país e representantes de mais de vinte países, sob a organização do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

A programação do evento contou com reuniões de sete fóruns do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif): Dirigentes de Ensino (FDE), Desenvolvimento Institucional (FDI), Educação do Campo (Forcampo), Assessores de Relações Internacionais (Forinter), Planejamento (Forplan), Pró-Reitores de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Forpog) e Pró-Reitores de Extensão (Forproext). Os fóruns são órgãos de assessoramento das câmaras temáticas do Conif, compostos por um representante de cada instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além das conferências internacionais do italiano Domenico De Masi e do britânico Robert Cowen.

Complementando a programação simultânea de conferências, reuniões, palestras e seminários, o público participante do WFCP e da Reditec teve a oportunidade de troca de experiências, informações e conhecimentos nos estandes da área de exposição do evento, além de poder apreciar manifestações da cultura capixaba.

O Ifal esteve presente na socialização das experiências exitosas de extensão, apresentando a ação Minha comunidade e um assentamento rural: indissociabilidade com o ensino e a pesquisa e interdisciplinaridade em prol do empoderamento humano e do desenvolvimento social, sob a coordenação do professor Luis Lucas Dantas (campus Maragogi); e de pesquisa, com o aplicativo Nutrição Total, apresentado pelo professor Edison Camilo, e  Plataforma Institucional Comunica — Módulo Submissão de Projetos de Pesquisa, com o professor Cleber Nauber, ambos do campus Maceió.

Na tarde desta segunda-feira (26), o ponto alto do encerramento  foi a apresentação da Carta de Vitória pelas reitoras do Ifap, Marialva Almeida, e do IF Farroupilha, Carla Jardim, um documento em que os dirigentes comprometem-se com a luta pela qualidade da educação e se posicionam sobre a atual situação política do Brasil. A carta traz o posicionamento da Rede sobre cinco temas específicos: a reforma do Ensino Médio; a PEC 241, que fixa limites de investimento pelo governo; o PL 257 que trata dos direitos trabalhistas, o quadro orçamentário e financeiro de 201; e a LOA 2017.

Leia na íntegra a CARTA DE VITÓRIA.

Mais informações sobre o evento acesse: http://wfcp.ifes.edu.br/

registrado em: ,