Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Psicólogos do Ifal participam de capacitação para orientação profissional dos alunos

publicado: 27/09/2016 18h07, última modificação: 27/09/2016 18h07

Teve início nesta terça-feira, 27, o curso de capacitação em Orientação Profissional, na sala de reuniões da Reitoria, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Durante estas duas próximas semanas, 14 psicólogos da instituição estarão reunidos no local, debatendo suas áreas de atuação com docentes convidados de universidades federais de Alagoas (Ufal) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O primeiro convidado a ministrar a capacitação foi o professor do Instituto de Psicologia da UFRGS, Marcos Antônio Pereira Teixeira. Até sexta-feira, 30, ele irá debater conceitos, história e técnicas do aconselhamento de carreira. "Eu estou trazendo uma perspectiva bem abrangente na área. Na sexta-feira nós vamos discutir algum possível modelo de intervenção que possa ser aplicado aqui no Ifal, de orientação profissional, voltada para os alunos tanto do Ensino Médio, quanto do Superior", detalhou.

A coordenadora de Projetos de Políticas Estudantis, Adriana Nogueira, relata que esse momento será o primeiro voltado a repensar as práticas da psicologia no Instituto. "Um dos programas da assistência estudantil é a Orientação Profissional, que é um trabalho de auxílio aos estudantes nesse processo de escolha da sua profissão e do entendimento do próprio curso que eles fazem", lembrou.

De acordo com a coordenadora, o curso foi pensado por uma comissão de psicólogos da instituição, como parte de uma formação mais abrangente e com espaço para que os profissionais levem suas experiências adquiridas em seus próprios campi para o debate. "Já existe um programa institucional, mas acreditamos que, por falta de uma capacitação, ele não é implantado como deveria ser. Então, a ideia é fazer com que a gente possa repensar a nossa prática, acrescentou.

Já existe a previsão de um segundo módulo para o primeiro semestre de 2017, com a vinda de profissionais de perspectivas diferentes, que darão auxílio às outras áreas de atuação dos psicólogos, como os programas de Aconselhamento Psicológico, além de Prevenção e Promoção de Saúde. "Esses programas, inclusive, estão passando por um processo de revisão, por isso a pertinência dessas capacitações e orientação profissional, porque toda a política de assistência estudantil do Ifal, ela está sendo revisitada até o fim do ano", pontuou Adriana.

registrado em: ,