Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de alunos do Ifal Palmeira é destaque em vídeo produzido pela Maratona Maker Intel

por Roberta Rocha publicado: 25/04/2017 17h59, última modificação: 26/04/2017 08h23

Na tentativa de solucionar a dificuldade enfrentada por idosos e pessoas com deficiência para pedir socorro em situações de emergência, quatro estudantes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal em Palmeira dos Índios projetaram uma pulseira de acionamento automático do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A ideia, além de classificar o grupo entre os três melhores do país na Maratona Maker Intel 2016, ganhou os holofotes no documentário gravado pelos organizadores da competição e publicado na última sexta-feira, 21, no Youtube (assista aqui)

O vídeo apresenta o protótipo desenvolvido pelos alunos do 3º ano de Informática, Ariel Roque Inácio Luz, Diogo Eduardo da Luz Ferreira e Emily Stephanie de Araújo Taveiros, com o aluno do 3º ano de Edificações, Fernando José Cavalcante da Silva.

As gravações ocorreram no último mês março, no Campus Palmeira dos Índios, após a ida da equipe inventora a São Paulo, em dezembro de 2016, para conhecer a sede da Intel, empresa reconhecida no setor de tecnologia, e aprofundar os conhecimentos sobre o movimento Maker - iniciativa que instiga pessoas a criarem e melhorarem, elas mesmas, objetos ou tecnologias já existentes.

O protótipo

O aparelho idealizado por Ariel, Diogo, Emily e Fernando consiste em uma pulseira capaz de emitir sinal sem fio, via  bluetooth, para um telefone celular onde funciona o aplicativo Genuino Rescue, também criado pelo grupo. Com dois cliques no dispositivo central da pulseira, um código único é enviado ao celular interligado. O aplicativo recebe essa informação, autentica em um banco de dados on-line e tem acesso às referências pessoais de quem acionou o mecanismo, como nome, endereço, data de nascimento.

A partir daí, é enviada uma mensagem SMS para os números de segurança cadastrados. "A família e o Samu serão alertados sobre o possível problema e tomarão as providências sobre o caso", esclarece Fernando. Segundo ele, o equipamento pode ser uma ferramenta para salvar vidas. "Se uma pessoa com uma condição vulnerável sofrer algum acidente, no caso de uma queda, por exemplo, onde esteja desacompanhada e fique impossibilitada de se comunicar para pedir ajuda, ela vai poder avisar que está em perigo e ser socorrida a tempo", resume.

O desafio

A Maratona Maker Intel é um concurso de natureza inovadora, destinado a estudantes do ensino fundamental II e médio. O objetivo é promover a produção de projetos baseados na arquitetura Intel e com foco em internet das coisas (IOT), que possam ser relevantes para resolver problemas da sociedade.

Na edição 2016, 50 projetos inscritos foram selecionados pela empresa em todo o Brasil. Os classificados ganharam um kit com equipamentos para colocar a ideia apresentada em prática. Eles também receberam a missão de elaborar um vídeo explicando como tudo funcionaria. A partir daí, a organização anunciou as três equipes finalistas e decidiu gravar o case dos estudantes do Ifal, como prova do sucesso da 1ª Maratona Maker Intel no Brasil.