Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de aluna do Campus Maceió terá mentoria de estudantes brasileiros que estudam em Harvard
conteúdo

Geral

Projeto de aluna do Campus Maceió terá mentoria de estudantes brasileiros que estudam em Harvard

publicado: 06/10/2015 09h20, última modificação: 13/10/2015 07h49
Sayonara de Assis, aluna do Campus Maceió.

Sayonara de Assis, aluna do Campus Maceió.

Um projeto na área de Biologia da aluna Sayonara Ivana Santos de Assis, 19 anos, do curso técnico de Química, do Campus Maceió,  foi um dos dez aprovados pela Associação Brasileira de Harvard (Huba) por meio do programa  de mentoria  Brasilitas que tem  a finalidade de identificar e apoiar jovens talentosos no Brasil. Sob a orientação do professor Ebenézer Bernades, a estudante apresentou um vídeo sobre a preparação de indicadores ácido-base naturais, feitos a partir de folhas e frutos até a eletroforese em gel de ágar para trazer a biotecnologia  dos laboratórios de ciência forense, mais próxima  da realidade dos alunos do ensino médio. A apresentação de um projeto social foi um dos requisitos exigidos pela Huba para o processo de seleção internacional.

Diferente do que foi divulgado, a partir da tarde de segunda-feira (05), a aluna não vai à Universidade de Harvard, mas expor os projetos por meio de videoconferência. O programa Brasilitás tem por objetivo dar mentoria acadêmica e pessoal por um ano através de sessões regulares de skype com mentores (alunos de graduação da Harvard que fazem parte da HUBA), acompanhamento individual do projeto, incluindo ajuda com os passos necessários para o desenvolvimento, divulgação e execução de cada projeto, participação em oficinas para desenvolvimento pessoal e dos projetos e entre outras atividades.

A aluna relatou todas as fases por que passou até ser uma das escolhidas.  “Em contato com a professora de Língua Inglesa, Gisele Loures, eu e meus amigos procuramos saber as possibilidades de intercâmbio pelo IFAL. A professora nos apresentou o programa jovens embaixadores, porém as inscrições deste já haviam terminado. Procuramos saber sobre mais oportunidades ou, pelo menos, de sites que informassem como poderíamos conseguir. Um dos sites apresentados pela professora foi o facebook da Huba- Harvard Undergraduate Brazilian Association”, contou Sayonara. Foram selecionados cerca de 40 alunos na primeira fase e apenas dez na segunda, sendo cinco de São Paulo, um do Amapá, um do Rio de Janeiro, um do Distrito Federal, um de Manaus e um de Maceió que foi a estudante do Ifal. 

Ao ter conhecimento do resultado do processo seletivo, Sayonara disse que ficou muito feliz, não só por ser uma oportunidade imensa de crescer, pessoalmente e profissionalmente com esse acompanhamento, mas também de saber que terei mais alternativas e conhecimento para passar aos alunos que carecem de uma boa estrutura e escolar e que precisam de didática para dinamizar seu aprendizado. 

Confira uma das etapas da seleção; Um vídeo de Sayonara de Assis

Conheça o Brasilitás

registrado em: