Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Produtos de limpeza viram opção de geração de renda no sertão

Produtos de limpeza viram opção de geração de renda no sertão

Mais um projeto de extensão do Campus Santana beneficia a região

publicado: 22/06/2017 15h51, última modificação: 23/06/2017 07h47

Apresentação do projeto

Estimular jovens a fabricar produtos de limpeza de forma sustentável: é com esse objetivo que o projeto de extensão “Produção Artesanal de Produtos de Limpeza - Sustentabilidade Ecológica” leva até o município de São José da Tapera, sertão do estado e distante 28 km do IFAL - Campus Santana do Ipanema, a idéia empreendedora com importante reflexo pedagógico.

Proposto pela Professora Hully Lima, Doutora em Proteção de Plantas, o projeto é mais um dos que se destacam na extensão desenvolvida pelo Campus e que temos tratado semanalmente aqui. A ideia é sempre respeitar um dos princípios que norteiam a ação do IFAL: a garantia do elo indissociável entre entre ensino, pesquisa e extensão.

É com o conceito de sustentabilidade que o projeto se desenvolve, através de oficinas que trazem ao conhecimento dos alunos a vasta existência de matérias-primas disponíveis e suas variadas possibilidades na fabricação de produtos de limpeza. A prática dessa atividade acaba por desenvolver importantes habilidades, uma vez que é estabelecida uma vital troca de saberes, experiências e conhecimentos, num processo de constante renovação, cuja valorização do saber popular é uma das marcas.

Se por um lado o projeto de extensão colabora para o desenvolvimento mais profícuo do ensino, por outro acaba por ter um importante papel de inclusão social. É que com a prática na escola, gerou-se uma nova possibilidade de geração de renda para uma população mais carente. Um dos pilares do projeto é justamente esse foco na criação de novas oportunidades, decisivas para o fortalecimento de uma sociedade mais inclusa.

Além de todas esses benefícios para a escola e a comunidade onde o projeto está sendo aplicado, há um outro elemento relevante: a formação dos alunos bolsistas, estudantes do Curso Técnico Subsequente em Agropecuária, que tem a conjugação da teoria e prática fortalecida nesse momento. Os alunos Alícia Melo e Cosme Santos participam dessa iniciativa, que acontece na Escola Estadual Lucilo José Ribeiro.

O projeto é de fundamental importância para o público alvo e seus familiares dentro das três esferas da sustentabilidade - ponto de vista econômico, social e ambiental - preservando o meio ambiente e garantindo economia para o lar, podendo servir como uma fonte alternativa de renda”, destaca a professora Hully.

Estão sendo fabricados produtos utilizados na limpeza e conservação de todos os ambientes, como casas, escritórios e hospitais. A produção dos chamados “saneantes”, a exemplo da água sanitária, inseticidas e desinfetantes, deve transcorrer até novembro deste ano.  Com a execução do projeto, o IFAL Campus Santana reforça sua contribuição para com a sociedade, entregando novas possibilidades pedagógicas e de inclusão social.

por Diego Alves